Míssil pode ter causado queda de avião da Embraer (EMBR3) no Cazaquistão
Avião apresentava perfurações na cauda e caiu após ataque de drones atingirem o sul da Rússia.
Um avião comercial fabricado pela Embraer (EMBR3) caiu no Cazaquistão nesta quarta-feira (25), deixando dezenas de mortos.
✈️ O modelo era operado pela Azerbaijan Airlines e transportava 67 pessoas, incluindo 62 passageiros e cinco tripulantes. Não havia crianças a bordo.
O avião faria o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia. Contudo, desviou da rota e tentou efetuar um pouso de emergência nas proximidade da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram que o avião pegou fogo ao tocar no chão. Uma parte da fuselagem ficou intacta, já o restante da aeronave despedaçou-se.
Segundo a mídia local, o acidente teria ocorrido após o avião colidir com pássaros. O governo do Azerbaijão criou uma comissão para apurar as causas da queda.
Informações iniciais indicam que entre 25 e 32 pessoas sobreviveram ao acidente e estão recebendo cuidados médicos. Muitas, no entanto, estão em estado grave.
Em nota, a Azerbaijan Airlines disse que está fornecendo o apoio operacional necessário para o trabalho de resgate de emergência das autoridades locais.
O avião que caiu nesta quarta-feira (25) no Cazaquistão era do modelo Embraer190. Esse modelo pode transportar de 97 a 114 pessoas, com uma carga máxima de 13.690 quilos.
Este é um dos jatos comerciais desenvolvidos pela Embraer. A Azerbaijan Airlines comprou quatro jatos Embraer190 em novembro de 2012. Em julho de 2014, encomendou mais dois aviões desse tipo.
Em nota, a Embraer disse que está acompanhando de perto a situação e continua totalmente empenhada em apoiar as autoridades competentes.
Avião apresentava perfurações na cauda e caiu após ataque de drones atingirem o sul da Rússia.
A negociação faz parte de um contrato inicial assinado em 2023, consolidando a expansão da parceria entre as duas empresas.