Apple (AAPL34): Cotado para ser o próximo CEO decide deixar a empresa

O diretor de operações da big tech, Jeff Williams, vai se aposentar no final do ano.

Author
Publicado em 09/07/2025 às 10:58h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 09/07/2025 às 10:58h Atualizado 2 dias atrás por Marina Barbosa
Jeff Williams apresentou o Apple Watch Series 10, em setembro de 2024 (Imagem: Reprodução/Apple)

Um dos principais cotados para substituir Tim Cook no comando da Apple (AAPL34) decidiu deixar a empresa. É o diretor de operações da big tech, Jeff Williams.

📱 Williams entrou na Apple em 1998 e comanda a área de operações da big tech há 10 anos. Como Tim Cook também ocupou essa posição antes de ser alçado ao cargo de CEO da Apple, o rumor era de que Williams seguiria a mesma trajetória. O executivo, no entanto, decidiu se aposentar no final deste ano.

Em nota divulgada nessa terça-feira (8) pela Apple, Williams disse que pretende passar mais tempo com amigos e familiares a partir de 2026.

Tim Cook agradeceu, então, as "inúmeras contribuições à Apple" e a "amizade leal" do diretor.

Segundo ele, Williams ajudou a criar a cadeia de suprimentos global da Apple, lançou e supervisionou o desenvolvimento da Apple Watch e liderou a equipe de designers da big tech "com grande sabedoria, coração e dedicação".

"Jeff e eu trabalhamos juntos desde que me lembro, e a Apple não seria o que é sem ele", afirmou.

Quem será o novo COO da Apple?

Com a aposentadoria de Jeff Williams, a diretoria de operações da Apple passará a ser comandada por Sabih Khan, o atual vice-presidente sênior de Operações da big tech, ainda neste mês de julho.

🧑‍💼 Khan está na empresa há 30 anos e ocupa essa posição desde 2019. Desde então, é o responsável pela cadeia de suprimentos global da Apple. A big tech disse, então, que a sucessão foi "há muito planejada".

Williams disse que Khan é "o executivo de operações mais talentoso do planeta" e que tem uma "enorme confiança no futuro da Apple sob sua liderança nesta função".

Já Cook classificou-o como um "estrategista brilhante", que ajudou a empresa a desenvolver novas tecnologias em manufatura avançada, expandir sua presença fabril nos Estados Unidos e garantir respostas ágeis aos desafios globais, além de ter impulsionado seus esforços em sustentabilidade ambiental.

Com a mudança, no entanto, a equipe de design da Apple, que hoje é supervisionada por Williams, passará a se reportar diretamente a Cook após a aposentadoria de Williams no final do ano.