Anbima descredencia Reag após liquidação pelo Banco Central

Gestora perde selo da entidade e deixa lista de instituições associadas.

Author
Publicado em 15/01/2026 às 17:39h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 15/01/2026 às 17:39h Atualizado 11 horas atrás por Wesley Santana
Reag é administradora de vários fundos de investimentos listados na bolsa de valores (Imagem: Shutterstock)
Reag é administradora de vários fundos de investimentos listados na bolsa de valores (Imagem: Shutterstock)
Nesta quinta-feira (15), a Anbima decidiu descredenciar a Reag Investimentos da sua lista de instituições associadas. A decisão acontece depois que o Banco Central liquidou a gestora de investimentos extrajudicialmente, o que aconteceu na véspera.
Segundo comunicado divulgado pela Anbima, a decisão implica o desligamento automático da instituição. Desta forma, ela deixa de fazer parte dos bancos que seguem as normas da entidade que fiscaliza o mercado de renda fixa no país.
“O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Reag DTVM S/A, instituição ligada à Anbima. Nossas Regras e Procedimentos para Associação e Adesão estabelecem que o evento de liquidação extrajudicial implica desligamento automático da lista de instituições que seguem nossos códigos”, diz nota da entidade.
A empresa deve, inclusive, parar de usar o selo da Anbima, que certifica que a companhia está apta para atuar no segmento financeiro. O selo é dado a bancos, corretoras e gestoras que cumprem os requisitos da entidade para oferta de serviços no mercado de capitais.
A Reag é uma das maiores gestoras de investimentos do país, responsável pela custódia de até R$ 340 bilhões em determinados períodos. Tudo começou a mudar no ano passado, quando a empresa passou a ser investigada por ligação com o crime organizado, que, segundo a polícia, usava fundos de investimentos para lavagem de dinheiro.
“Estamos tomando as providências necessárias para a exclusão. Reforçamos nosso compromisso com a integridade e o funcionamento adequado dos nossos mercados”, finaliza o comunicado da Anbima.

E o dinheiro dos investidores?

Nem a liquidação do BC, nem o descredenciamento da Anbima implicam o congelamento de valores que estejam sob custódia da Reag. Isso porque os fundos de investimentos operam com CNPJ próprio, portanto, o dinheiro dos investidores está separado do caixa da empresa.
No entanto, os investidores devem esperar um prazo para que sejam indicados outros gestores que poderão administrar os fundos que outrora estavam com a companhia liquidada. Em decisão futura, também, os investidores poderão resgatar seus valores para serem aplicados em outros ativos, conforme informações da autoridade monetária.