Magazine Luiza (MGLU3) vê lucro encolher quase 70% no 3T25
Varejista sente o peso da taxa Selic nas alturas em 15% ao ano, mas com geração de caixa ainda.
Com a concorrência cada vez maior no varejo físico e online, muitas empresas brasileiras têm recorrido a parcerias para ampliar as vendas.
🤝 Nesta terça-feira (18), foi a vez da Americanas (AMER3) e do Magazine Luiza (MGLU3) unirem suas forças.
As empresas firmaram um acordo estratégico para ampliar a oferta de produtos no comércio eletrônico, o chamado e-commerce.
Com isso, a Americanas começa a vender seus produtos na plataforma digital do Magazine Luiza já nesta terça-feira (18).
Já o Magalu promete oferecer os itens do seu estoque próprio no e-commerce da Americanas a partir das próximas semanas.
Para as empresas, a "iniciativa simboliza um novo modelo de atuação no varejo brasileiro, com ganhos para consumidores e parceiros de ambas as plataformas".
🛍️ Além disso, "combina um mix complementar e sinérgico de produtos". Afinal, a Americanas é reconhecida pela venda de produtos como bomboniere, higiene pessoal, utilidades domésticas e escritório. Já o Magalu lidera o mercado de linha branca, áudio e vídeo, telefonia, móveis e portáteis.
"Não só temos portfólios absolutamente complementares, que irão beneficiar o consumidor, como essa atuação conjunta fortalece a nossa operação omnichannel ao integrar as lojas físicas da Americanas ao nosso marketplace", disse o CEO do Magalu, Frederico Trajano.
"A parceria reforça nossa estratégia omnicanal e a transformação do nosso ambiente digital", acrescentou o vice-presidente de Growth e Digital da Americanas, Tiago Abate.
O acordo ainda ocorre em um momento estratégico, já que a Black Friday e as festas de final de ano estão chegando e aguçando a vontade de compra dos brasileiros.
Diante disso, a parceria começa a partir de um grupo piloto de lojas físicas, mas tem uma expectativa de rápida expansão.
A Americanas, por exemplo, começou a oferta a partir de 50 lojas físicas localizadas em 15 capitais brasileiras, mas pretende integrar todas as unidades que oferecem entrega a partir da loja ao projeto até dezembro.
Recentemente, Casas Bahia (BHIA3) e Mercado Livre (MELI34) também fecharam uma parceria no e-commerce.
Na época, analistas afirmaram que a notícia poderia ser negativa para o Magalu, já que podia reforçar a concentração de tráfego nas concorrentes.
Contudo, vale lembrar que o Magazine Luiza também tem uma parceria com o Aliexpress desde 2024.
Varejista sente o peso da taxa Selic nas alturas em 15% ao ano, mas com geração de caixa ainda.
As ações do Magalu caíram mais de 5% na bolsa nesta quinta (23), após anúncio da parceria.