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A Amazon (AMZO34) utilizou um algoritmo, apelidado "Project Nessie", para testar o quanto poderia aumentar preços de forma que seus rivais fizessem o mesmo. Segundo a FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA, na tradução da sigla para o português), o algoritmo ajudou a Amazon a gerar US$ 1 bilhão em receita adicional. As informações são da agência "Dow Jones" e do jornal "The Wall Street Journal".
A prática foi considerada ilegal pela FTC, já que os preços eram inflados, artificialmente, para satisfazer as necessidades de margem da própria Amazon.
"Nós, mais uma vez, pedimos para que a Amazon retire o sigilo do processo para que o público americano consiga ver por inteiro as práticas monopolísticas da companhia”, diz Douglas Farrar, porta-voz do FTC.
O governo dos Estados Unidos moveu um processo antitruste contra a companhia. Segundo a agência "Dow Jones", o algoritmo utilizado pela Amazon ajudou a gigante varejista a melhorar lucro de itens em diversas categorias.
A força da empresa no varejo fazia com que os seus competidores aumentassem seus preços ao nível da Amazon. Dessa forma, a empresa obteve vantagem em vários itens.
Caso o rival de mercado da Amazon não acompanhasse o aumento nos preços, o algoritmo, que deixou de ser utilizado pela Amazon desde 2019, retornava o preço do produto ao valor original automaticamente.
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