🚨 A
Alupar (ALUP11) informou nesta terça-feira (14), que seu Conselho de Administração aprovou a
participação da companhia no próximo leilão de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O certame está agendado para o dia 31 de outubro de 2025, e será realizado na sede da B3, em São Paulo.
O leilão contará com sete lotes de concessão, envolvendo um investimento total estimado em R$ 5,53 bilhões, conforme dados divulgados pela agência reguladora. A expectativa é que os projetos selecionados gerem mais de 13 mil empregos diretos e indiretos.
Linhas de transmissão em 12 estados
De acordo com o edital da Aneel, a licitação prevê a construção e manutenção de 1.081 quilômetros de linhas de transmissão, além de obras de seccionamento, instalação de 2.000 megawatts (MW) de capacidade de transformação e a implantação de sete compensações síncronas.
Os empreendimentos estão distribuídos em 12 estados brasileiros, incluindo Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
O prazo para conclusão das obras varia entre 42 e 60 meses, dependendo da complexidade de cada projeto.
Interesse da Alupar reforça foco em expansão
A decisão de participar do leilão está alinhada à estratégia de crescimento orgânico da Alupar, que busca ampliar sua atuação no segmento de transmissão de energia por meio de novos investimentos regulados e de longo prazo.
A companhia, uma das maiores do setor privado no Brasil com atuação também em geração e transmissão em países da América Latina, vem se posicionando de forma ativa nos últimos leilões promovidos pela Aneel e tem mantido uma disciplina financeira rigorosa em suas ofertas.
📈 Ao participar do certame, a Alupar se junta a um grupo de players estratégicos que visam capturar oportunidades de expansão da infraestrutura elétrica nacional, em um momento de crescimento da demanda por energia e necessidade de reforço da rede.