Agenda da semana tem IPCA e dados de inflação nos EUA, confira

Nesta semana também ira acontecer o primeiro debate presidencial nos EUA.

Author
Publicado em 08/09/2024 às 11:25h - Atualizado 10 dias atrás Publicado em 08/09/2024 às 11:25h Atualizado 10 dias atrás por Elanny Vlaxio
Na quarta será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços (Imagem: Shutterstock)

Com a reunião do FOMC (Federal Open Market Comittee) marcada para 18 de setembro, a probabilidade de um corte de 0,25 ponto percentual nos juros aumentou para 70% após a divulgação de um relatório de empregos abaixo das projeções.

📅 A semana será marcada pela divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial da inflação no Brasil, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A previsão dos especialistas é de que o índice permaneça inalterado em relação ao mês anterior e que, considerando os últimos 12 meses, a inflação acumule 4,26%.

Já na quarta-feira (11), será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços, e na quinta-feira, a Pesquisa Mensal de Comércio. Além disso, o processo de regulamentação da reforma do Imposto sobre IVA (Valor Agregado) avança na Câmara dos Deputados com a votação do segundo projeto de lei. 

Leia também: RBRL11 anuncia maior dividendo em 7 meses

✍️ Esse projeto tem como objetivo instituir o comitê regulador regional, órgão responsável por supervisionar o novo regime tributário. Apesar da aprovação do texto-base, a votação de destaques ainda pode gerar alterações na proposta final.

Lá fora, os próximos indicadores a moldarem as expectativas sobre a decisão do Federal Reserve em 18 de novembro serão o CPI (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado na quarta-feira (11), e o PPI ( Índice de Preços ao Produtor), na quinta-feira. Ambos os índices, especialmente após os dados de emprego abaixo do esperado, devem influenciar a decisão sobre um possível corte de juros.

🏦 Na terça-feira (10), os Estados Unidos terão o primeiro debate presidencial entre Kamala Harris e seus adversários, organizado pela ABC News. Por fim, na quinta-feira (12), o foco se volta para a Europa, com a expectativa de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros pelo Banco Central Europeu. Além disso, a China divulgará dados importantes sobre sua produção industrial e vendas no varejo.