📉 As ações da
Azul (AZUL53) tombam mais de 31% nesta sexta-feira (6). Isso porque a empresa anunciou mudanças no cronograma da oferta de ações. Às 16h06, horário de Brasília, as ações recuavam 31,36%, a R$ 8,10.
De acordo com o documento, o registro da oferta na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a realização do procedimento de alocação, a divulgação do fato relevante e do anúncio de início da oferta, além da reunião do conselho de administração para homologação do aumento de capital, passaram de 11 para 18 de fevereiro de 2026.
💲 Também houve alteração na data de liquidação das cestas de ações, que foi transferida de 19 para 20 de fevereiro, enquanto o início das negociações dos papéis na B3 foi adiado de 20 para 23 de fevereiro. A oferta envolve a distribuição primária de até 3,41 quatrilhões de ações ordinárias.
A operação é coordenada pelo UBS BB e ocorre em meio ao processo de reestruturação financeira da companhia. Segundo comunicado da Azul, a alteração do cronograma busca aprimorar as condições da oferta em benefício dos investidores, reduzindo o intervalo entre eventos relevantes do processo.
📊 No começo da semana, a empresa deu entrada no pedido de registro de uma oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias. A operação pode alcançar até R$ 5 bilhões e, conforme informou a companhia, tem como finalidade levantar novos recursos e viabilizar a capitalização de créditos relacionados ao financiamento DIP (Debtor in Possession).
De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, a oferta envolve a emissão de um volume grande de ações, com possibilidade de distribuição parcial, e será realizada no Brasil, com esforços também voltados a investidores profissionais, incluindo no exterior.