Vibra (VBBR3) tem lucro recorde de R$ 4,76 bilhões em 2023

No quarto trimestre, o lucro da companhia cresceu mais de cinco vezes

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Publicado em 05/03/2024 às 21:26h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 05/03/2024 às 21:26h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
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Antiga BR Distribuidora, a Vibra (VBBR3) registrou um lucro líquido recorde de R$ 4,766 bilhões em 2023. O resultado disparou 210% em relação a 2022, quando a companhia lucrou R$ 1,537 bilhão.

💲 Segundo a Vibra, "esse resultado recorde tem como base um melhor desempenho operacional, melhor resultado financeiro e, ainda, recuperações tributárias ocorridas no período".

A companhia teve uma geração de caixa operacional de R$ 6,2 bilhões e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado recorde de R$ 6,26 bilhões em 2023.

Com isso, a alavancagem, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado, caiu de 2,7x ao final de 2022 para 1,1x em 2023. A dívida líquida diminuiu de R$ 13,7 bilhões para R$ 9,5 bilhões no período.

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Lucro cresce mais de 5x no 4º tri

O lucro recorde de 2023 foi registrado depois de a companhia ampliar o lucro do quarto trimestre em mais de cinco vezes. A Vibra lucrou R$ 3,297 bilhões nos últimos três meses de 2023, ante R$ 566 milhões no mesmo período de 2022.

Vendas caem

A receita líquida e o volume de vendas da empresa, no entanto, caíram em 2023. As baixas foram de 10,1% e 8,7%, respectivamente. Veja o desempenho das vendas da Vibra em 2023, por combustível:

  • Diesel: -8,2%;
  • Combustível para aviação: -9%;
  • Gasolina: -17,5%;
  • Coque: -33,2%;
  • Lubrificantes: -5,7%;
  • Etanol: +20,6%;
  • Óleo combustível: +3,8%.

De acordo com a companhia, a redução do volume de vendas da gasolina reflete, em grande parte, a maior disponibilidade de etanol. Já as vendas do diesel foram afetadas pela venda de diesel russo, que enfrentam barreiras para entrar na Europa e começaram a ser vendidos para outras partes do mundo, como o Brasil.

A rede de postos da Vibra também teve uma contração. A companhia terminou o ano com 8.198 postos, uma redução de 126 em relação ao ano anterior. Já o market share variou de 32,3% em 2022 para 32,1% em 2023.