TikTok Shop chega ao Brasil e ameaça Mercado Livre (MELI34); conheça o e-commerce
A chegada da nova plataforma ao Brasil, prevista para abril, está levantando dúvidas sobre como isso pode impactar gigantes do setor.
📲 Uma nova grande empresa chinesa, chamada Temu, com marketplace associado à Pinduoduo, está a caminho do Brasil com a promessa de intensificar a concorrência no comércio eletrônico brasileiro.
Shein e Shopee podem ser as maiores concorrentes da companhia, que planeja vir ao Brasil no segundo semestre deste ano, conforme apurado pelo jornal O Globo.
A arrecadação da Temu chega a ser o dobro das concorrentes em países como os Estados Unidos. A varejista utiliza ferramentas tecnológicas e a estratégia de conectar empresas de atacado diretamente com os consumidores finais, sem influência dos intermediários
Em agosto de 2023, o site da Temu foi acessado pelos brasileiros mais de 221 mil vezes, mesmo sem funcionar diretamente no País. Por outro lado, a Shein contabilizou 12,8 milhões de acessos, testemunhando crescimento de 64,3% em comparação a 2022.
A plataforma da Pinduoduo, é líder mundial em social commerce, com diversas opções de produtos e preços competitivos.
Globalmente, o volume bruto de mercadorias (GMV) da Pinduoduo atinge US$ 450 bilhões por ano, dez vezes maior que o do Mercado Livre (MELI34). A Temu já está presente em 18 países da Europa, Oceania e América do Norte.
De acordo com os analistas XP Daniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, "diferentemente da Shein, que é conhecida como uma plataforma de moda, a Temu oferece uma variedade muito maior, com mais de 30 grandes categorias de produtos", afirmam em relatório.
As categorias incluem produtos para animais de estimação, vestuário, brinquedos, artigos domésticos e eletrônicos. À primeira vista, a Temu pode ser comparada à proposta da Shopee, mas a abordagem de negócios é diferente.
A chegada da nova plataforma ao Brasil, prevista para abril, está levantando dúvidas sobre como isso pode impactar gigantes do setor.
Varejista ultrapassou 100 milhões de compradores únicos anuais em seu comércio eletrônico, enquanto Mercado Pago somou 61 milhões de usuários