💲 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quarta-feira (25) a federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP), batizada de União Progressista.
Com a oficialização, as duas legendas passarão a atuar como uma única agremiação em todo o país por, no mínimo, quatro anos.
A aliança havia sido firmada em agosto do ano passado, mas só entra em vigor com a aprovação do TSE.
A União Progressista nasce como a maior força política da Câmara dos Deputados, com 101 parlamentares, além de reunir o maior número de governadores entre todas as federações e partidos, com sete, e 1.383 prefeitos eleitos em 2024.
A federação também concentrará a maior fatia do fundo eleitoral, com R$ 953,8 milhões segundo valores de 2024, e do fundo partidário, com R$ 197,6 milhões.
Lideranças definem federação como oposição ao PT e ao governo Lula
Lideranças dos dois partidos definem o novo grupo como "conservador, mas não reacionário" e de "oposição", com declarações que classificam a federação como "prego no caixão do velório" do PT e do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, destacou o processo de alinhamento político e programático entre as legendas desde o anúncio da federação, em abril de 2025, durante evento no Congresso Nacional.
📊 "Essa federação nasce após um longo período de conversas e discussões pautadas pelo espírito de sempre, que é oferecer aos brasileiros os melhores projetos e os mais qualificados quadros. Agora, formalmente autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, é hora de começarmos a concretizar tudo aquilo que planejamos: fazer o Brasil se desenvolver e gerar dignidade aos brasileiros", afirmou.