Trump bate Kamala e é eleito presidente dos Estados Unidos

Republicano foi eleito prometendo proteger a economia e as fronteiras americanas.

Author
Publicado em 06/11/2024 às 07:33h - Atualizado 15 horas atrás Publicado em 06/11/2024 às 07:33h Atualizado 15 horas atrás por Marina Barbosa
Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos (Imagem: Shutterstock)

O republicano Donald Trump foi eleito novamente presidente dos Estados Unidos, após bater a democrata Kamala Harris nas urnas, segundo projeção da CNN.

A vitória de Trump foi declarada na manhã desta quarta-feira (6), após o republicano conquistar os 270 delegados necessários para a eleição.

🗳️ Trump deve levar todos os sete estados-pêndulos -estados que são decisivos para a eleição americana, pois tendem a oscilar entre candidatos republicanos e democratas.

O republicano já ganhou, por exemplo, no estado da Pensilvânia, que garantiu a vitória a Joe Biden em 2020. Além disso, também sagrou-se vencedor na Geórgia e na Carolina do Norte.

Em discurso realizado na Flórida na madrugada desta quarta-feira (6), Trump disse que a América lhe deu uma vitória política "sem precedentes" e um "mandato poderoso".

"Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente", declarou Trump, reforçando o lema da campanha de "fazer a América grande de novo".

Leia também: Eleições nos EUA: Como o resultado pode influenciar o dólar e o real

Trump foi reeleito nos Estados Unidos prometendo proteger a economia e as fronteiras americanas, além de reduzir os impostos das empresas e rever políticas de sustentabilidade e igualdade de gênero.

O republicano promete, por exemplo, elevar as tarifas de importação, sobretudo de produtos chineses, o que pode deflagrar uma guerra comercial e fortalecer o dólar.

💵 A moeda americana, por sinal, já se fortalece ante as moedas emergentes diante da vitória republicana. O movimento pode afetar a inflação brasileira no longo prazo, pressionando os juros.

Trump ainda falou em fechar as fronteiras americanas e fazer uma deportação em massa. Segundo ele, o objetivo é construir uma "América segura e próspera", sem criminosos.

No discurso realizado durante a apuração dos votos, garantiu que "promessas feitas serão cumpridas" e falou que sobreviveu aos ataques sofridos durante a campanha para "seguir essa missão".

"Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza", declarou.

No discurso, ele ainda elogiou o bilionário Elon Musk, que doou mais de US$ 133 milhões para a campanha do republicano. Trump já havia falado na possibilidade de ter Musk como membro do seu governo e agora chamou o dono da Tesla (TSLA34) de "supergênio" que precisa ser valorizado.

Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos e o primeiro condenado pela Justiça a assumir o posto. Ele foi condenado por fraude contábil em maio e ainda é réu em outros processos, inclusive por tentativa de interferência no resultado eleitoral de 2020.

Aos 78 anos, Trump também será a segunda pessoa mais velha a assumir a presidência dos Estados Unidos, atrás apenas de Joe Biden.