Trump anuncia tarifas a países europeus por causa da Groenlândia

Com as tarifas, Trump quer construir um acordo para comprar a ilha que pertence à Dinamarca.

Author
Publicado em 17/01/2026 às 19:08h - Atualizado 8 horas atrás Publicado em 17/01/2026 às 19:08h Atualizado 8 horas atrás por Marina Barbosa
Trump disse que tarifa começa em 10% em fevereiro, mas subirá para 25% em junho (Imagem: Shutterstock)
Trump disse que tarifa começa em 10% em fevereiro, mas subirá para 25% em junho (Imagem: Shutterstock)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu tarifar oito países europeus que se mostraram contrários ao seu plano de comprar a Groenlândia.
💲 Segundo Trump, a tarifa será aplicada a todas as mercadorias enviadas aos Estados Unidos pelos seguintes países: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.
A cobrança começa em 1º de fevereiro com uma taxa de 10%, mas deve ser ampliada para 25% a partir de 1º de junho.
Nas redes sociais, Trump disse neste sábado (17) que "a tarifa será devida e paga até que um acordo seja firmado para a compra completa e total da Groenlândia" pelos Estados Unidos.

Por que Trump quer a Groenlândia?

Trump disse recentemente que vai anexar a Groenlândia, mesmo se precisar usar a força militar para isso. Ou seja, do jeito fácil ou difícil.
🔎 A Groenlândia é uma ilha que pertence à Dinamarca. O território é considerado essencial por causa das suas reservas minerais e, sobretudo, pela localização estratégica.
A ilha fica no Ártico, entre Estados Unidos, Canadá e Rússia. Além disso, representa a rota mais curta entre a Europa e a América do Norte. Por isso, Trump diz que a área é vital para a segurança americana e quer ampliar a presença militar no local.
Trump vem dizendo que Rússia e China querem tomar o controle da Groenlândia e, neste sábado (17), afirmou que só os Estados Unidos poderiam "participar desse jogo".
"Ninguém tocará nesta terra sagrada, especialmente porque a segurança nacional dos Estados Unidos e do mundo em geral está em risco", afirmou.

Europa reage

Diante das ameaças de Trump, a Dinamarca reforçou a presença militar no local para tentar impedir qualquer ação americana. Alemanha, França, Suécia e Noruega também enviaram tropas para a Groenlândia.
Trump disse, no entanto, que "esta é uma situação muito perigosa para a segurança e a sobrevivência do nosso planeta" e que "esses países, que estão participando deste jogo perigoso, assumiram um nível de risco insustentável".
"É imperativo que, para proteger a paz e a segurança globais, sejam tomadas medidas enérgicas para que esta situação potencialmente perigosa termine rapidamente e sem questionamentos", alegou Trump, ao anunciar a taxação dos países europeus neste sábado (17).
Ele disse ainda que os Estados Unidos estão "abertos a negociações com a Dinamarca e/ou qualquer um desses países que colocaram tanto em risco".