Mercado Pago quer virar banco na Argentina e acelera expansão
A medida visa ampliar a oferta de produtos e serviços, mantendo o modelo de atuação 100% digital.
Em meados de agosto do ano passado, a B3 lançou um novo índice de ações prometendo aos investidores entregar variações do Brasil e do exterior em uma mesma carteira. O Ibovespa B3 BR+ reúne as ações das empresas que estão no principal indicador da bolsa de valores além de outras companhias brasileiras que estão listadas no exterior.
📄 Agora, chegou a vez de balancear o novo índice, adicionando novas ações, conforme informações da organizadora do mercado de balcão. A B3 afirmou que três novas ações estão aptas a entrar no índice já na próxima carteira.
Afya (A2FY34), Mercado Livre (MELI34) e VTEX (V2TX34) poderão compor o Ibovespa B3 BR+ a partir de setembro, quando ocorre o rebalanceamento. A empresa se junta às ações de Inter, Nubank, Pagseguro, Stone e XP que já estão listadas, além das ações do IBOV, que foi rebalanceado no começo deste mês.
A bolsa informou que a revisão dos BDRs que compõem o novo índice é feita de forma anual, considerando diversos indicadores. Entre os principais deles, estão: receita no Brasil, número de funcionários, escritórios dentro do território nacional e história da empresa.
O Mercado Livre, por exemplo, embora não seja uma empresa fundada no Brasil, a maior parte de sua receita é gerada no país. De acordo com o último relatório divulgado pelo e-commerce, entre 2023 e 2024, houve um avanço de 46% na receita, totalizando US$ 11,4 bilhões apenas na divisão brasileira.
💲 Leia mais: De saída da B3? Mubadala avalia fechar o capital da Zamp (ZAMP3)
Já a Afya é uma empresa totalmente brasileira, criada em 1999, que fez sua abertura de capital 20 anos depois, em Nasdaq, nos Estados Unidos. A companhia do segmento de educação vê suas ações avançarem mais de 20% desde o começo do ano.
Esse foi o mesmo caminho feito pela VTEX que também é uma empresa fundada totalmente no Brasil, mas que foi listada em NYSE, onde fez seu IPO em 2021 no boom da pandemia. Desde que chegou à bolsa, porém, a companhia de tecnologia viu seu valor de mercado cair mais de 75%.
A medida visa ampliar a oferta de produtos e serviços, mantendo o modelo de atuação 100% digital.
O banco digital do Mercado Livre (MELI34) vai zerar o spread cambial de compras internacionais para reduzir os custos dos clientes.