Smart Fit (SMFT3): Lucro sobe nove vezes no quarto trimestre
Favorecida pelo aumento da base de clientes, companhia teve um lucro líquido de R$ 686,3 milhões no período.
A SmartFit (SMFT3) espera abrir de 240 a 260 academias em 2024, sendo pelo menos 80% de unidades próprias. Com isso, a rede deve se aproximar da marca de 1,7 mil academias.
🏋️ Com operações no Brasil e em outros 13 países da América Latina, a SmartFit terminou o quarto trimestre de 2023 com 1.438 academias, sendo 1.144 próprias. Em 2024, pretende manter um ritmo de crescimento de dois dígitos.
"A projeção de aberturas de academias para o ano de 2024 representa uma aceleração quando comparada as 215 unidades que foram adicionadas à rede em 2023, e uma taxa de crescimento anual entre 17% e 18%, mesmo patamar do ano anterior", comentou.
Leia também: Klabin (KLBN11) tem lucro de R$ 370 mi e anuncia pagamento de dividendos; veja valor
De acordo com a companhia, essa projeção se baseia "na consistência dos retornos obtidos pelas academias abertas nos últimos três anos e no cenário favorável de oportunidades imobiliárias" e deve ajudar a rede a "continuar consolidando sua liderança no setor na América Latina".
A SmartFit ressaltou, por sua vez, que essas projeções "não devem ser interpretadas como garantias ou promessas de desempenho, estando sujeitas a riscos e incertezas associadas às condições econômicas, regulatórias e concorrenciais dos países em que a Companhia atua, assim como da assertividade de suas decisões estratégicas e operacionais".
📈 A SmartFit registrou 322 mil novos alunos em janeiro de 2024. Segundo a companhia, o incremente foi o maior da sua história e reflete um recorde mensal de vendas nas academias.
A companhia tem atualmente 4,77 milhões de clientes, sendo 4,45 milhões em academias. Quase metade está no Brasil: 2,1 milhões. O segundo maior mercado é o México, com 970 mil clientes.
No quarto trimestre de 2023, um período considerado negativo para academias, a SmartFit já havia registrado um aumento de 17% da base de clientes. A companhia terminou o ano passado com 4,45 milhões de membros, sendo 4,14 milhões em academias.
A SmartFit também anunciou mudanças na sua diretoria, após reunião do Conselho de Administração realizada na terça-feira (6).
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Thiago Lima Borges, renunciou ao cargo. Ele deixa a posição no dia 25 de abril e será indicado para a membro do Conselho de Administração da companhia.
Com isso, a SmartFit decidiu nomear, a partir de 25 de abril, André Macedo Pezeta como diretor Financeiro e José Luís Rizzardo Pereira como diretor de Relações como Investidores.
Pezeta está na rede há 13 anos e vinha liderando as operações da companhia fora do Brasil. Já Pereira trabalha na SmartFit há quatro anos e é o responsável pelas áreas de relações com investidores, fusões e aquisições e tesouraria.
"Até 25 de abril de 2024, inicia-se um período de transição entre as funções atualmente exercidas e as novas funções, de forma a dar continuidade as atividades atualmente desempenhadas", disse a empresa.
Favorecida pelo aumento da base de clientes, companhia teve um lucro líquido de R$ 686,3 milhões no período.
Foram adicionadas 215 unidades à rede, maior patamar da história da empresa