Sigma Lithium (S2GM34) deve construir 2ª fábrica no Brasil, com crédito do BNDES

Companhia produz lítio para baterias de carros elétricos e recebeu carta de intenções do BNDES

Author
Publicado em 12/02/2024 às 14:17h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 12/02/2024 às 14:17h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)

A Sigma Lithium (S2GM34) negocia um financiamento com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para expandir a produção de lítio, voltada para baterias de carros elétricos, no Brasil. O objetivo é construir a segunda planta Greentech no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

💲 De acordo com a companhia, o investimento total é avaliado em R$ 492,4 milhões (o equivalente a cerca de US$ 100 milhões) e elevaria a sua capacidade de produção de lítio das atuais 270 mil toneladas/ano para 510 mil toneladas/ano. Se confirmada, a construção da nova planta deve começar no final deste primeiro trimestre de 2024.

Leia também: Mercedes-Benz anuncia serviço de locação de caminhões

Em nota publicada nesta segunda-feira (12), a Sigma Lithium disse que concluiu o processo de certificação junto ao BNDES e recebeu uma carta de intenções do banco para financiar o empreendimento. A companhia também já recebeu a licença ambiental necessária para a obra. Contudo, destacou que a carta do BNDES não é vinculativa. Ou seja, a concessão do financiamento ainda depende do cumprimento de certas condições, como a apresentação de garantias e a aprovação do Comitê de Crédito do BNDES.

🔌 A companhia também afirmou, por sua vez, que as condições impostas pelo BNDES não estão relacionadas a questões de mercado e preço que estão fora do controle da companhia. Além disso, o BNDES teria dito que o financiamento de projetos que podem aumentar a capacidade de produção local de minerais críticos é uma das prioridades da sua estratégia de longo prazo, de forma a apoiar o desenvolvimento de uma base industrial forte e verde no Brasil.

"A linha de crédito do banco de desenvolvimento faz parte de um plano estratégico mais amplo do BNDES para promover no Brasil o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento industrial competitiva de classe mundial para liderar o fornecimento global de materiais de bateria ambiental e socialmente sustentáveis", disse a Sigma Lithium.