Sabesp (SBSP3) seleciona bancos para coordenar follow-on

Operação de follow-on resultará na privatização da empresa de saneamento

Author
Publicado em 22/12/2023 às 11:11h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 22/12/2023 às 11:11h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

A Sabesp (SBSP3), em comunicado ao mercado na última quinta-feira (21), anunciou as instituições financeiras que atuarão como coordenadoras globais responsáveis pela estruturação da potencial operação de follow-on da empresa - que em última instância privatizará a companhia de saneamento. 

Os coordenadores globais da oferta são: 

  • BTG Pactual
  • Bank of America 
  • CITI
  • UBS - BB 

Os bancos coordenadores de oferta são responsáveis por organizar as ofertas públicas de ações ou demais valores mobiliários de uma empresa. Dessa forma, um dos papéis essenciais dos coordenadores é criar força de vendas inicial para os papéis. 

Veja também: Fim de ano na B3: Confira horários e dias de funcionamento da bolsa

A privatização da Sabesp foi aprovada em votação na Assembleia Legislativa, na primeira semana de dezembro. 

O processo de privatização ocorrerá através de um follow-on, que reduzirá os 50,3% da participação do governo estadual. O governo não cravou, ao certo, o percentual que venderá. 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) espera que a privatização da Sabesp seja concluída até meados de 2024. Recentemente, Tarcísio afirmou que o Estado ainda manterá participação minoritária na Sabesp.