Sabesp (SBSP3): São Paulo terá 10h por dia de redução na pressão da água

Serão duas horas a mais do que o cronograma que vem sendo executado pela companhia desde o mês passado.

Author
Publicado em 22/09/2025 às 14:26h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 22/09/2025 às 14:26h Atualizado 2 minutos atrás por Wesley Santana
Redução será sentida em menor proporção por quem tem caixa d'água em casa (Imagem: Shutterstock)
Redução será sentida em menor proporção por quem tem caixa d'água em casa (Imagem: Shutterstock)

Nesta segunda-feira (22), a Sabesp (SBSP3) anunciou a ampliação do horário da redução da pressão da água para os consumidores de São Paulo. O controle agora passará a ter mais 2 horas adicionais, somando 10 horas diárias de redução do volume de água que chega às residências paulistas. 

A decisão da Sabesp vem depois de uma recomendação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo) e vai durar das 19h às 5h da manhã. Desde o último dia 19 de agosto, o volume já está reduzido das 21h às 5h do dia seguinte. 

“A medida é preventiva e de contingência temporária com a finalidade de preservar os níveis de água dos reservatórios e mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM)”, disse a companhia.

Leia mais: Ibovespa despenca com tombo da Cosan (CSAN3); dólar dispara após sanções dos EUA

Segundo o órgão, são necessárias medidas para diminuir a possibilidade de uma eventual escassez de água no estado. Os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo operaram em agosto no menor nível dos últimos 10 anos.

Segundo um levantamento do Estadão, o Sistema Integrado Metropolitano de São Paulo chegou ao final do mês com menos de 40% de sua capacidade. Já nesta segunda, o levantamento do órgão mostra que os reservatórios estão na média de 32% da capacidade, o que tem acendido o alerta das autoridades. 

“A gestão da demanda noturna é uma medida eficiente porque ajuda a economizar água, reduz perdas e causa menos impacto para a população, por ser executada no período de menor demanda”, explicou o diretor-presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes.

Os imóveis mais impactados com a medida são aqueles que recebem água diretamente da rede pública. Aqueles que contam com caixa d’água devem sentir um impacto menor da redução, segundo informou a Sabesp. 

Ações caem

Depois do anúncio, os investidores logo reagiram vendendo ações da companhia que recentemente foi privatizada pelo governo de SP. Por volta das 14h, os papéis da Sabesp caíam quase 2% no pregão.

Cada papel era comprado e vendido na faixa de R$ 130, conforme dados da B3. Apesar desta queda diária, em todos os outros cenários, as ações da Sabesp entregam valorizações importantes aos investidores. 

Desde que a companhia chegou à bolsa de valores, a aceleração no preço das ações já alcança o patamar de 1.500% em retorno. Só neste ano, o avanço foi de 45%, ainda de acordo com a bolsa de valores.