Sabesp (SBSP3) é autorizada a reajustar tarifas em 6,4469%
A mudança passará a vigorar a partir de 10 de maio de 2024.
A Sabesp (SBSP3) tornou-se a primeira "ação verde" da B3. É que a companhia recebeu a certificação B3 Ações Verdes, lançada em maio pela bolsa brasileira para reconhecer as empresas listadas que se destacam em práticas sustentáveis.
💲 Para receber o selo, a Sabesp foi certificada pela S&P Global Ratings. A agência de classificação de risco atestou que 100% da receita bruta anual, bem como 95% dos investimentos e despesas operacionais anuais da companhia são provenientes de atividades ligadas à economia verde.
"Ser a primeira empresa a receber esta certificação é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para além do saneamento básico. Somos uma empresa que também investe em economia verde empregando recursos em projetos de economia circular, segurança e resiliência hídrica e mitigação climática por meio do saneamento", afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
O CEO da B3, Gilson Finkelsztain, espera que a Sabesp incentive outras empresas listadas na bolsa brasileira a assumir esse compromisso socioambiental. "As Ações Verdes são um instrumento robusto do mercado de capitais para ampliar a transparência e fomentar a consistência do setor privado em relação a iniciativas que pavimentem o caminho para uma nova economia global sustentável", disse.
Leia também: Veja as 10 ações mais negociadas do ano nos Estados Unidos
🌱 A certificação B3 Ações Verdes foi lançada em meio com base nos princípios de ações verdes desenhados pela federação mundial de bolsas, a WFE (World Federation of Exchanges). O objetivo é reconhecer as empresas que contribuem com a economia verde, por meio de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
A designação é voluntária e pode ser solicitada pelas empresas listadas na bolsa brasileira que preenchem os seguintes critérios:
Para receber o selo, a empresa precisa ser analisada por uma entidade avaliadora credenciada pela B3 para mostrar que cumpre os critérios da certificação, como a Sabesp foi pela S&P.
As empresas certificadas terão um ícone oficial B3 Ações Verdes atrelado aos seus ativos. Contudo, terão que ser avaliadas anualmente para manter o selo.
A mudança passará a vigorar a partir de 10 de maio de 2024.
O objetivo da empresa é arrematar os 15% de ações, dos 30% dos papéis que o estado de São Paulo irá colocar à venda.