Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
As agências de classificação de risco S&P e Fitch rebaixaram a nota de crédito da Gol (GOLL4) de CCC- para D. A revisão ocorre na esteira do pedido de recuperação judicial da companhia aérea.
✈️ A Gol pediu recuperação judicial nos Estados Unidos na quinta-feira (25). O pedido foi aceito na sexta-feira (26). No mesmo dia, a Gol reportou uma dívida de US$ 8,3 bilhões. Isto é, aproximadamente R$ 40 bilhões, praticamente o dobro do que era estimado.
Com o pedido, a S&P e a Fitch revisaram o rating da Gol. A S&P rebaixou a nota de crédito da companhia de CCC- na escala global e de brCCC- na escala nacional Brasil para D. Já a Fitch rebaixou o rating de CCC– pra D.
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A S&P disse que, "apesar da melhora do desempenho operacional em 2023, a empresa ainda enfrenta uma pesada carga de dívida, enquanto os elevados pagamentos de arrendamento, capex, atrasos seguidos na entrega de novas aeronaves MAX por parte de sua fabricante e necessidades de capital de giro continuarão a pressionar o fluxo de caixa".
💰 A Fitch comentou que, "apesar da melhora da geração de caixa desde a pandemia de coronavírus, o incremento das despesas de arrendamento após as reduções/adiamentos durante a pandemia e as elevadas taxas de juros têm pressionado a geração de fluxo de caixa livre da Gol, o que resultou em um perfil de dívida insustentável".
A Fitch também lembrou que o pedido de recuperação judicial ocorreu "após contínuas e difíceis renegociações da Gol com arrendadores de aeronaves nos últimos meses e de atrasos sequenciais nas entregas de novas aeronaves".
A Gol prevê um financiamento de US$ 950 milhões na recuperação judicial e diz que pretende usar esse processo para "reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo". A companhia disse ainda que, com o financiamento, suas operações devem continuar normalmente.
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.