Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV

A eleição do novo papa aconteceu 17 dias após a morte do papa Francisco.

Author
Publicado em 08/05/2025 às 13:24h - Atualizado 3 horas atrás Publicado em 08/05/2025 às 13:24h Atualizado 3 horas atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (8) (Imagem: Vaticano News)

⛪ Nesta quinta-feira (8), o Vaticano anunciou o nome do novo papa: Robert Francis Prevost. A tradicional fumaça branca da Capela Sistina confirmou a eleição do novo pontífice pelos 133 cardeais presentes no conclave. Prevost, com 69 anos, foi apresentado ao público na sacada da Basílica de São Pedro após o anúncio oficial.

"A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês", disse o novo papa em seu discurso. 

🕰️ Pouco depois da fumaça branca ser expelida da chaminé da Capela Sistina nesta tarde, ocorreu o tradicional anúncio de "habemus papam". Nos conclaves de 2005 e 2013, o anúncio demorou entre 1 e 2 horas após a fumaça branca. 

A eleição do novo papa aconteceu 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Vale citar que Prevost não é era o favorito entre os apostadores. Na verdade, no ranking de intenção de votos, ele era o último, com 2%. 

Na última terça-feira (7), a plataforma Polymarket indicava que Pietro Parolin estava em primeiro lugar com 32% de probabilidade, seguido por Luiz Antonio Tagle em segundo lugar com 19% e Matteo Zuppi em terceiro com 10%.

Primeiro papa americano 

Prevost é o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica. Logo depois do anúncio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), parabenizou o novo papa.

🗣️ "Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu o presidente. "Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo", acrescentou.