LCAs e LCIs ainda valem a pena? Saiba quanto paga em julho a renda fixa isenta
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.
A Receita Federal pagará R$ 10 bilhões para 7,2 milhões de contribuintes no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. E você pode saber se será um dos contemplados a partir desta quinta-feira (24).
⏰ A consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF 2025 será liberada às 10h desta quinta-feira (24) no site e no aplicativo da Receita Federal. Na página, basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
Caso não esteja neste lote de restituição, o contribuinte poderá saber a situação da sua declaração na consulta. O sistema indica, por exemplo, se há pendências a serem corrigidas.
A maior parte desses recursos vai para contribuintes que não tinham prioridade legal para o recebimento da restituição, mas pularam para a frente da fila porque usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix.
O terceiro lote de restituição do IR, contudo, também contempla contribuintes com prioridade legal para o recebimento da restituição, além de contribuintes não prioritários e restituições residuais de exercícios anteriores.
Veja quem entrou no 3º lote de restituição do IRPF 2025, segundo a Receita Federal:
🗓️ O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será pago daqui a uma semana, no dia 31 de julho.
Depois disso, ainda haverá outros dois lotes de restituição -um em agosto e outro em setembro.
Vale lembrar que, desde o segundo lote, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic.
Veja o calendário de restituição do IRPF 2025:
A Receita Federal recebeu cerca de 43,4 milhões de declarações do Imposto de Renda neste ano.
🦁 Segundo o Fisco, 56,5% desses contribuintes têm direito à restituição. É o menor percentual dos últimos quatro anos.
Outros 22,2% tinham imposto a pagar e 21,2% não tinham imposto a pagar, nem a receber.
Neste ano, o prazo de declaração do Imposto de Renda começou em 17 de março e terminou em 30 de maio. O número de declarações ficou levemente abaixo do esperado pela Receita Federal (46,2 milhões).
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade dos investimentos que financiam empresas do agronegócio e do mercado imobiliário