Renda fixa dos EUA: Títulos longos pagam maior juro desde novembro de 2023

O rendimento do Treasury de 30 anos chegou a cruzar a barreira dos 5%.

Author
Publicado em 19/05/2025 às 13:58h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 19/05/2025 às 13:58h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
Treasuries são os títulos de renda fixa do Tesouro dos EUA (Imagem: Shutterstock)

Os rendimentos dos títulos de renda fixa do governo americano dispararam nesta segunda-feira (19), com os investidores reagindo à decisão da Moody's de rebaixar a nota de crédito dos Estados Unidos.

📈 O Treasury de 30 anos chegou a pagar juros de 5,02% nesta manhã. Foi a primeira vez que a taxa superou os 5% desde novembro de 2023, ou seja, em um ano e meio.

Depois desse pico, o rendimento dos títulos longos do governo americano cedeu um pouco. Contudo, segue beirando os 5%. Às 12h48 dos Estados Unidos, por exemplo, estava em 4,95%, segundo a "Bloomberg".

Já os títulos do Tesouro dos Estados Unidos que têm um prazo de vencimento de 10 anos chegaram a oferecer um retorno de 4,55% e pagavam 4,48% nesse horário.

O que explica a alta?

A alta dos juros pagos pelos Treasuries reflete as incertezas fiscais que rondam o governo americano.

✂️ Na sexta-feira (16), a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota de crédito dos Estados Unidos de "AAA" para "AA1" citando o aumento da dívida e dos juros americanos.

A Moody's ainda alterou a perspectiva do rating americano, de "negativa" para "estável".

"As sucessivas administrações e o Congresso dos EUA falharam em chegar a um acordo sobre medidas para reverter a tendência de grandes déficits fiscais anuais e custos crescentes de juros", afirmou.

Nesse domingo (18), o Congresso americano reforçou essa preocupação ao aprovar o pacote fiscal do presidente Donald Trump, que prevê cortes de impostos e dos juros de financiamento de veículos.

O texto ainda propõe mais gastos com defesa e segurança nas fronteiras. Por isso, segundo especialistas, deve elevar em cerca de US$ 3,3 trilhões a dívida pública americana na próxima década.

Oportunidade para investir?

Com o governo dos Estados Unidos tendo que pagar juros mais altos para financiar sua dívida, muitos investidores devem estar se perguntando se é a hora de investir nos Treasuries.

A pergunta ganha força quando diante do desempenho das bolsas americanas nesta segunda-feira (19): Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caem bloco na esteira da decisão da Moody's.

💵 O head de renda variável da Faz Capital, Alexandre Pletes, considera, então, que os Treasuries são de fato um investimento atrativo no momento, sobretudo diante do atual patamar do dólar e da recente desaceleração da inflação americana.

Ele diz, contudo, que é importante seguir monitorando a elevação da dívida dos Estados Unidos. Afinal, quando ao comprar um Treasury, o investidor está emprestando dinheiro ao governo americano.

Como investir nos Treasuries?

Há três opções para quem quer investir nos títulos do governo americano:

  • comprar diretamente os Treasuries, por meio de uma conta internacional;
  • investir em ETFs (fundos de índice) que seguem o desempenho desses títulos;
  • investir em BDRs (Brazilian Depositary Receipts) atrelados a esses ETFs.