Rei Charles retorna às atividades após tratamento contra câncer

O rei britânico tem primeira aparição pública agendada para a próxima semana.

Author
Publicado em 26/04/2024 às 20:53h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 26/04/2024 às 20:53h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock

👑 O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira (26) que o rei britânico Charles, que foi diagnosticado com câncer em fevereiro, está fazendo um bom progresso após o tratamento e um período de recuperação. Ele retornará às suas funções públicas na próxima semana, em primeira aparição desde o diagnóstico.

Embora tenha mantido alguns compromissos oficiais durante o tratamento, o rei precisou adiar as atividades públicas para concentrar-se no tratamento e descanso. Agora, os médicos estão satisfeitos com o progresso alcançado, permitindo que ele retome gradualmente com as responsabilidades públicas.

“O programa de tratamento de sua majestade continuará, mas os médicos estão suficientemente satisfeitos com o progresso feito até agora para que o rei possa retomar uma série de tarefas públicas. “Sua majestade está muito animada com a retomada de algumas funções públicas e muito grata à sua equipe médica pelos cuidados e conhecimentos contínuos.”, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Sua primeira aparição pública após o diagnóstico ocorrerá ao lado da rainha Camilla, quando visitarão um centro de tratamento de câncer em Londres, na próxima terça-feira (30). No entanto, o programa de verão de Charles será adaptado em consulta com a equipe médica para garantir uma recuperação sem contratempos.

O anúncio do retorno do rei foi recebido com entusiasmo pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que chamou a notícia de "brilhante para encerrar a semana" em uma publicação nas redes sociais X.

Enquanto isso, a princesa de Gales, Kate Middleton, esposa do príncipe William, está se recuperando de uma cirurgia abdominal e passando por quimioterapia preventiva após exames revelarem a presença de câncer. Ela também retornará às atividades públicas quando a equipe médica considerar apropriado.

O diagnóstico de Charles ocorreu logo após seu reinado ter início, menos de um ano após sua coroação, sendo um período desafiador para a família real britânica.