Raízen (RAIZ4) precisa elevar cotação até 2026 para evitar punições da B3

As ações da Raízen estão sendo negociadas abaixo de R$ 1 desde 6 de outubro, o que caracteriza um penny stock segundo as regras da B3.

Author
Publicado em 10/12/2025 às 23:22h - Atualizado 3 horas atrás Publicado em 10/12/2025 às 23:22h Atualizado 3 horas atrás por Matheus Silva
A solução mais comum usada por empresas nessa situação é o grupamento de ações (Imagem: Reprodução/Raízen)
A solução mais comum usada por empresas nessa situação é o grupamento de ações (Imagem: Reprodução/Raízen)
🚨 A Raízen (RAIZ4) comunicou nesta terça-feira (9), que a B3 a notificou formalmente para que a companhia apresente quais medidas adotará, e em qual cronograma, para voltar a atender o preço mínimo exigido para listagem. A empresa tem até 29 de maio de 2026 para regularizar a situação.
As ações da Raízen estão sendo negociadas abaixo de R$ 1 desde 6 de outubro, o que caracteriza um penny stock segundo as regras da B3 (B3SA3), que exigem permanência nessa faixa por pelo menos 30 pregões consecutivos. 
Uma companhia enquadrada nessa condição passa a correr risco de sofrer sanções, como:
  • exclusão de índices relevantes da Bolsa, incluindo o Ibovespa;
  • restrições operacionais;
  • impacto na percepção de investidores institucionais, que muitas vezes evitam ativos nesta classificação.
Em nota, a Raízen afirmou estar “avaliando alternativas” e que adotará todas as medidas necessárias para elevar a cotação ao nível exigido, considerando o andamento de seu plano de negócios.
A solução mais comum usada por empresas nessa situação é o grupamento de ações, mecanismo que consolida várias ações em uma só para aumentar o preço unitário sem alterar o valor de mercado da companhia.

Revisões do UBS BB aumentam pressão sobre o setor

O alerta da B3 chega em um momento de avaliação mais cautelosa das grandes casas sobre o setor sucroenergético. 
Na semana passada, o UBS BB revisou suas projeções e reduziu as recomendações para todas as empresas de açúcar e etanol sob sua cobertura. A Raízen foi rebaixada de neutra para venda, enquanto a São Martinho (SMTO3) passou de compra para neutra.
Segundo o banco, o segmento enfrenta um quadro de excesso de oferta, que vem pressionando os preços das commodities. 
Para os analistas, não há, no curto prazo, qualquer gatilho claro que sinalize uma recuperação relevante do açúcar nos mercados internacionais, o que afeta diretamente a dinâmica de receita das companhias do setor.
📊 Com o desempenho das ações pressionado, o papel da Raízen entrou em um ciclo de fragilidade que culminou na classificação como penny stock, situação que agora exige resposta estratégica da companhia para restabelecer confiança e atratividade no mercado.