Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
O décimo terceiro salário é um benefício social amplamente aguardado por trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
💰 Em 2024, houve uma antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS, que receberam o benefício entre o final de abril e o início de maio.
Por outro lado, os trabalhadores com carteira assinada têm a primeira parcela paga entre fevereiro e novembro, de acordo com a decisão da empresa. A legislação trabalhista estabelece ainda que a primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até 30 de novembro.
Leia também: Banco Mundial melhora projeção do PIB do Brasil para 2,8% em 2024
O trabalhador também possui o direito de solicitar, por escrito, o adiantamento da primeira parcela para o período de suas férias, desde que formalize esse pedido até o final de janeiro do ano corrente. A segunda parcela, por sua vez, tem como prazo limite para pagamento os dias 1 a 20 de dezembro.
Caso o prazo para pagamento recaia em um sábado ou domingo, a empresa deverá antecipar o pagamento para o dia útil imediatamente anterior. No ano de 2024, considerando que o dia 20 de dezembro é uma sexta-feira, não há necessidade de antecipação.
O décimo terceiro salário corresponde a uma remuneração adicional equivalente a um salário mensal, sendo pago com o valor bruto, sem quaisquer descontos.
💲 No caso de empregados que não tenham completado um ano de serviço na mesma empresa ou de beneficiários que tenham recebido o benefício ao longo do ano, o valor a ser pago será proporcional ao período trabalhado ou à diferença entre o valor já recebido e o valor total a que o trabalhador faz jus.
Para determinar o valor proporcional do décimo terceiro salário, deve-se dividir a remuneração bruta anual por doze e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados ou pelo período em que o benefício foi pago.
Considere um trabalhador que recebe um salário de R$ 3.000,00 e trabalhou durante 9 meses em uma empresa. Para calcular o valor do 13º salário proporcional, siga os seguintes passos:
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros