21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A indústria brasileira vivenciou um novo mês de queda na produção em maio, com retração de 0,9% em relação ao mês anterior. Esse resultado marca o segundo recuo consecutivo do setor, acumulando um decréscimo de 1,7% no bimestre.
👩🏭Com esse desempenho, a indústria perde o ganho acumulado entre fevereiro e março deste ano (1,1%), segundo dados do PIM (Pesquisa Industrial Mensal) divulgados nesta quarta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Apesar da queda no bimestre, na comparação com os últimos 12 meses, a indústria ainda apresenta um crescimento de 1,3%. No entanto, esse resultado representa uma desaceleração no ritmo de evolução, se comparado ao mês anterior. Mesmo com a retração geral, alguns setores apresentaram crescimento em maio com destaques para:
⚒️ De acordo com André Macedo, gerente da pesquisa, o mês de maio foi marcado por "predominância de resultados negativos de forma geral", com recuo na margem e na comparação com maio de 2023. O índice de média móvel trimestral também teve sua trajetória ascendente interrompida, e o ritmo de expansão no acumulado do ano e dos 12 meses anteriores perdeu intensidade.
Um dos fatores que contribuíram para a queda na produção industrial em maio foram as chuvas intensas no Rio Grande do Sul, que tiveram um impacto local significativo e também influenciaram negativamente o resultado nacional, conforme apontado pelo IBGE.
🛠️ A pesquisa revela que, em maio de 2024, 16 das 25 atividades investigadas registraram queda na produção, o que representa 64% do total. Entre os setores que mais impactaram negativamente o resultado geral da indústria em maio, destacam-se veículos automotores, reboques e carrocerias, com recuo de 11,7%, e produtos alimentícios, com queda de 4,0%, confira:
Por outro lado, as atividades de equipamentos de informática amenizaram o impacto negativo da retração geral, com:
Leia também: Lula se reúne com ministros nesta 4ª para discutir gastos e alta do dólar
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224