Pix por aproximação: Nova forma de pagamento será lançada em 2025

O BC anunciou nesta quinta-feira (4) regras que vão permitir o desenvolvimento da funcionalidade.

Author
Publicado em 04/07/2024 às 16:00h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 04/07/2024 às 16:00h Atualizado 2 dias atrás por Marina Barbosa
Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil (Shutterstock)

O Pix vai permitir pagamentos por aproximação a partir de fevereiro de 2025. A atualização do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro foi anunciada nesta quinta-feira (4) pelo BC (Banco Central).

📱 De acordo com o BC, o Pix por aproximação será possível porque as regras do Open Finance (sistema que permite o compartilhamento de informações financeiras entre diferentes instituições) foram atualizadas para simplificar a jornada de iniciação de pagamentos.

Essas regras vão permitir a inclusão do Pix em carteiras digitais, as chamadas wallets, como Google Pay e Apple Pay. E, desta forma, viabilizar o lançamento do Pix por aproximação.

"A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira", disse o BC.

O BC explicou que, para fazer uso dessa funcionalidade, o consumidor terá apenas que cadastrar a conta vinculada ao seu Pix na wallet de sua preferência. A possibilidade facilitará o pagamento de compras físicas e ainda permitirá que os consumidores paguem compras on-line sem ter que abrir o aplicativo do banco.

Leia também: Real chega aos 30 anos como uma das moedas mais fortes da América

Pix por aproximação será lançado em fevereiro de 2025

🏦 A autoridade monetária garantiu que novas regras foram criadas para garantir a segurança dessas operações. Por isso, a expectativa é de que o Pix por aproximação seja lançado apenas em fevereiro de 2025.

O BC explicou que, além das regras anunciadas nesta quinta-feira (4), uma regulamentação será publicada até o fim deste mês de julho com normas específicas da nova funcionalidade, como a responsabilidade de cada instituição financeira no fluxo de pagamento.

Com isso, as instituições financeiras devem estar prontas para começar a testar o produto em 14 de novembro. O lançamento para o público em geral está previsto para o dia 28 de fevereiro de 2025.