Petrolífera norte-americana anuncia novos poços de perfuração na Guiana

Para a Petrobras, isso pode significar novas oportunidades de investimento

Author
Publicado em 07/02/2024 às 10:53h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 07/02/2024 às 10:53h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
ExxonMobil é uma petrolífera norte-americana - Shutterstock

🛢️ A companhia petrolífera norte-americanaExxonMobil (EXXO34) deve perfurar novos poços de extração de petróleo em Essequibo, na Guiana. O presidente da empresa, Alistair Routledge, informou a jornalistas nesta terça-feira (6).

“Planejamos perfurar dois poços exploratórios ao oeste de Liza e Payara. O Pez Trompeta e a Polilla Roja estão planejados mais para o centro do Bloco Stabroek ao longo deste ano”, declarou Routledge.

O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates afirmou em entrevista no mês passado que a ExxonMobil fez “uma série de descobertas de vários bilhões de barris de petróleo”, em referência à região de Essequibo. Dessa maneira, a estatal brasileira poderia investir em projetos de petróleo na área.

A região, rica em petróleo, é objeto de uma disputa territorial entre a Guiana e a Venezuela. Embora atualmente Essequibo seja controlada pelos guianenses, o governo de Nicolás Maduro reivindica a posse da área. Em 25 de janeiro, os chanceleres da Guiana, Hugh Todd, e da Venezuela, Yván Gil Pinto, anunciaram que seus países estão empenhados em buscar uma solução pacífica para o impasse.

Routledge mencionou que a disputa pela região gerou ansiedade, mas a empresa petrolífera está confiante, visto que o contrato estabelecido com o governo da Guiana é válido tanto sob as leis locais quanto no âmbito do direito internacional.

O presidente da ExxonMobil na Guiana destacou a importância da colaboração do país com outras nações em termos militares, diplomáticos e econômicos, e expressou sua esperança de que essa cooperação continue.