Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que contrataram com empréstimos consignados com o Banco Master podem ter seus recursos de volta.
💲 Ao todo, o INSS constatou 254 mil operações de crédito consignado do Banco Master, que somam mais de R$ 2 bilhões.
Esse valor deveria ser devolvido ao banco, por meio de descontos nos benefícios pagos mensalmente aos aposentados e pensionistas do INSS que contrataram o crédito.
Contudo, o INSS identificou irregularidades e também recebeu reclamações sobre os contratos firmados pelo Master.
Por isso, bloqueou esses valores e proibiu o banco de efetuar novas operações de consignado. A medida está em vigor desde setembro de 2025 e será discutida com o liquidante do Banco Master na próxima segunda-feira (19).
As irregularidades
🧾 Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, muitos contratos não apresentam a taxa de juros, nem o custo efetivo do empréstimo.
Outros trazem assinaturas eletrônicas que não podem ser confirmadas. Por isso, o INSS quer saber se seus segurados de fato autorizaram o empréstimo.
"Tentaram fazer um acordo para receber os valores e nós impedimos. Não vão conseguir a liberação do dinheiro até a comprovação que a assinatura é do aposentado e pensionista. Até então, não liberamos o recurso, para o Master, o liquidante ou para quem ele ceda o crédito", afirmou.
Dinheiro pode ser devolvido ao aposentado
⚠️ Segundo Waller, o dinheiro está bloqueado nos cofres públicos, até que o INSS consiga comprovar a autenticidade das assinaturas. E pode voltar para os aposentados e pensionistas caso isso não aconteça.
"A ideia é que, não comprovando que a assinatura seja idônea, a gente cancele o consignado e devolva para o nosso aposentado e pensionista", antecipou o presidente do INSS, em entrevista à "Globonews".
Ele disse, então, que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos nos seus benefícios desde setembro, por causa de consignados do Master, "podem ficar tranquilos".
Além disso, incentivou os segurados com problemas a fazer denúncias na ouvidoria do INSS para auxiliar na operação sobre o Banco Master.
Master sob investigação
Com a liquidação, os ativos do Master foram bloqueados. Entre eles, os
CDBs que fizeram muitos investidores conhecer a instituição.
Esses investidores ainda aguardam o reembolso dos recursos aplicados na instituição. O pagamento será liberado quando o
FGC (Fundo Garantidor de Crédito) receber a lista de credores do Master do seu liquidante.