Papa tem crise de asma prolongada e condição é crítica, diz Vaticano

O pontífice precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio.

Author
Publicado em 22/02/2025 às 17:08h - Atualizado 9 horas atrás Publicado em 22/02/2025 às 17:08h Atualizado 9 horas atrás por Elanny Vlaxio
Ele está internado desde o dia 14 de fevereiro (Imagem: Shutterstock)

✍️ Segundo o Vaticano, o papa Francisco se encontra em estado crítico devido a uma crise de asma prolongada ocorrida neste sábado (22). O pontífice precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e transfusão de sangue, conforme foi informado no comunicado.

"As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Esta manhã, o papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio", diz o novo boletim.

Leia também: Veja o que se sabe sobre o novo coronavírus na China

🩸Exames de sangue realizados mostraram uma plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) ligada a anemia, o que demandou transfusões de sangue, conforme informado no comunicado. Os médicos alertaram que a principal ameaça ao papa Francisco no momento é o desenvolvimento de sepse, uma infecção sanguínea grave que pode ser uma complicação da pneumonia.

A equipe médica informou que até sexta-feira não havia indícios de sepse e que Francisco estava reagindo positivamente aos medicamentos. No entanto, neste sábado, a assessoria de imprensa da Santa Sé anunciou que ele não presidirá a oração do Angelus na Praça de São Pedro neste domingo (23).