Países do Brics querem uma bolsa de valores para grãos

Mercado organizado será defendido por Putin na Cúpula dos Brics

Author
Publicado em 28/06/2024 às 15:33h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 28/06/2024 às 15:33h Atualizado 5 meses atrás por Wesley Santana
Brasil é um dos maiores produtores de arroz no mundo. Foto: Shutterstock

🍚 Os países que compõe o Brics apoiam a criação de uma bolsa de valores exclusiva para a negociação de grãos. A informação foi dada nesta sexta-feira (28) pela ministra da Agricultura da Rússia, Oksana Lut.

Segundo ela, o novo mercado organizado permitiria que os compradores adquirissem os grãos diretamente dos produtores. A medida foi apoiada pessoalmente pelo presidente russo Vladmir Putin e deve ser defendida por ele no próximo encontro do grupo, marcado para outubro em Moscou.

“Trabalharemos em conjunto com nossos colegas na criação e desenvolvimento dessa plataforma e no desenvolvimento da possibilidade de liquidações em moedas nacionais dos países do Brics”, disse Lut, segundo a Agência Reuters.

💵 Leia mais: Brics discutem alternativa, mas dólar mantém seu domínio no mundo, diz relatório

Uma bolsa nestes termos é especialmente atrativa para os Brics, já que os países que compõe o grupo são responsáveis por um terço dos grãos que circulam pelo mundo. Além disso, eles ainda têm uma fatia importante da produção de carne, lácteos e frutos do mar.

Essa seria mais uma estratégia da Rússia e China para tentar fugir da hegemonia do dólar nas negociações internacionais. Conforme antecipou este Investidor 10, embora os esforços destes países estejam prosperando, o dólar ainda mantém domínio no comércio exterior.

Criado em 2009, o Brics é um grupo que reúne países emergentes, com foco na troca comercial entre eles. Foi fundado por Brasil, China, Índia e Rússia, passando a incorporar a África do Sul em 2010. Já em 2023, acrescentou Iran, Egito, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes.