21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma pesquisa da Smartbrain, divulgada nesta semana, promete responder a dúvida de muita gente: onde os ricos brasileiros preferem investir? A resposta é simples e direta: em produtos conservadores.
O levantamento constatou que o público que recebe acima de R$ 300 mil por mês gosta de aplicar recursos na renda fixa. A exposição a esta categoria chega a quase 51% da carteira de investimentos.
Na sequência, os produtos mais recorrentes foram os fundos multimercados, que misturam a proteção da renda fixa com as possibilidades da renda variável. Neste caso, 26% do portfólio está exposto a esses investimentos.
Leia mais: Agibank (AGBK) estreia na Nyse após enxugar IPO; veja valor da ação
Os CDBs de bancos lideram nesta categoria, especialmente aqueles que estão atrelados à Selic ou ao CDI. As Letras de Crédito, que têm isenção de Imposto de Renda, também são bastante procuradas.
Chama a atenção o fato de que os títulos públicos não são alvo dos ricos, embora ETFs atrelados a esses produtos estejam na lista. O B5P211, que segue uma carteira atrelada à inflação, é um dos destaques da lista.
As ações só aparecem na quarta posição da lista, com menos de 7% da carteira. Essa categoria é dominada por empresas mais conservadoras, que conseguem entregar desempenhos mais previsíveis aos investidores.
É o caso das instituições financeiras, que dominam a carteira de investimento de quem tem um perfil mais arriscado. Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú (ITUB4) são os preferidos.
Além disso, há destaque para a Petrobras (PETR4), que é um dos investimentos mais tradicionais do mercado brasileiro.
Ainda na renda variável, o relatório mostra que os fundos imobiliários estão bem longe de ser um dos mais procurados por este público, já que compõem apenas 1,4% da carteira.
O FII mais apostado é o Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), seguido do XP Malls (XPML11) e do Sparta Infra(JURO11).
O relatório da Smartbrain considera mais de 250 mil carteiras de investimentos no Brasil. No total, isso representa mais de R$ 270 milhões em dinheiro alocado no mercado financeiro.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.