O que fez o Chile declarar estado de emergência e impor toque de recolher

De acordo com a mídia local, 19 milhões de pessoas foram afetadas.

Author
Publicado em 26/02/2025 às 07:16h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 26/02/2025 às 07:16h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Caso ocorreu na última terça-feira (25) (Imagem: Shutterstock)

⚡ O governo do Chile declarou estado de emergência e impôs toque de recolher em resposta ao apagão que atingiu o país na última terça-feira (25). A falha de energia impactou grande parte do território chileno, incluindo Santiago. De acordo com a mídia local, 19 milhões de pessoas foram afetadas.

Uma desconexão no sistema elétrico do norte do país, ocorrida por volta das 15h16, no horário local, causou o apagão. Em Santiago, o metrô interrompeu completamente suas operações por tempo indeterminado. Mais de 2 milhões de pessoas dependem do transporte ferroviário diariamente.

Leia também: Papa Francisco: Vaticano anuncia início de orações noturnas

🔦 Além disso, a falta de energia foi reportada em outras áreas turísticas do Chile, incluindo Valparaíso. Hospitais realizaram a transferência de alguns pacientes e escolas suspenderam as atividades. O serviço de telefonia móvel também apresentou instabilidade em certas partes do país.

No entanto, pela manhã desta quarta-feira (26), o governo do Chile afirmou ter restabelecido a energia em 90% das casas. Segundo o SEN (Sistema Elétrico Nacional), responsável por gerir a energia elétrica do Chile, à meia-noite desta quarta, a luz já havia retornado em quase todas as casas da região.