Nubank (ROXO34): Lucro dispara no 3º tri, para US$ 303 milhões

Fintech atingiu ROE de 21% e contabiliza 89,1 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia

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Publicado em 14/11/2023 às 19:34h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 14/11/2023 às 19:34h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Nubank soma cerca de 89,1 milhões de clientes (Shutterstock)

O Nubank (ROXO34) conquistou 5,4 milhões de novos clientes e, com isso, registrou um lucro líquido de US$ 303 milhões no terceiro trimestre de 2023. O resultado é quase 39 vezes superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando a instituição lucrou US$ 7,8 milhões.

Com esses resultados, o ROE (Retorno sobre o Patrimônio) do Nubank disparou de 1% para 21%, atingindo um nível similar ao de grandes bancos brasileiros. Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, também terminaram o terceiro trimestre com um ROE deste patamar.

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Em balanço publicado nesta terça-feira (14), o Nubank credita o salto do lucro ao aumento da base de clientes e das receitas da instituição. “O Nu está em uma trajetória ascendente notável, demonstrando sólido desempenho operacional, crescimento contínuo e lucratividade cada vez mais robusta", afirmou o fundador e CEO do Nubank, David Vélez.

4ª maior do Brasil

O Nubank terminou o terceiro trimestre com uma base de 89,1 milhões de clientes ao final do período. A maior parte dos clientes está no Brasil (84 milhões), mas a instituição também apontou avanços nos negócios no México (4,3 milhões) e na Colômbia (800 mil). Com isso, ocupa o posto de quinta maior instituição financeira da América Latina e quarta maior do Brasil, em número de clientes.

A receita média mensal por cliente ativo subiu 18%, chegando aos dois dígitos (US$ 10,0). "Esse número é o resultado de um aumento do número de clientes ativos e que utilizam o Nu como conta bancária principal em comparação ao ano anterior, os quais consumiram um conjunto maior e mais rentável de produtos financeiros", afirmou a instituição.

Receita sobe 53%

Com isso, a receita do Nubank expandiu 53%, atingindo o patamar recorde de US$ 2,1 bilhões. A cifra foi impulsionada especialmente pelas receitas de cartões de crédito e de outros instrumentos de financiamento, como o crédito pessoal.

O custo dos serviços financeiros e transacionais prestados pela instituição também aumentou (30%), chegando a R$ 1,2 bilhão, por causa dos juros altos no Brasil e da ampliação das operações no México e na Colômbia. O Nubank ressaltou, contudo, que esse custo agora representa 57% da sua receita, contra 67% no terceiro trimestre de 2022.

Com isso, a instituição praticamente dobrou o seu lucro bruto. A cifra atingiu US$ 914,8 milhões, ante US$ 427 milhões no terceiro trimestre de 2022. A margem de lucro bruto avançou de 33% para 43%. Já o lucro líquido, ajustado atingiu US$ 355,6 milhões, alta de 426% em relação ao mesmo período de 2022  (US$ 63,1 milhões).