Nubank (ROXO34) anuncia função que identifica chamadas legítimas

Recurso chega como uma camada de segurança para clientes que recebem ligações da falsa central de atendimento

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Publicado em 04/04/2024 às 12:09h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/04/2024 às 12:09h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Nubank é o maior banco digital do país. Foto: Shutterstock

📱 Nesta quinta-feira (4), o Nubank (ROXO34) anunciou uma função que identifica ligações legítimas da empresa.

Com ela, todas as vezes em que o consumidor receber uma chamada dos canais oficiais do banco digital, o aplicativo exibirá uma informação de que a ligação é legítima. O sistema também vai funcionar para empresas parceiras, como as que fazem contato para solução de dívidas.

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O serviço será implementado aos poucos, durante as próximas semanas, até chegar a todos os clientes da fintech. A ideia é criar uma camada de segurança para que os correntistas não caiam em golpes.

“Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil. A novidade reforça o compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir ameaças de uma maneira rápida e fácil de usar”, diz a vice-presidente de Engenharia, Fabíola Marchiori.

Por que o sistema?

👮 Cresceu em todo o país o golpe da falsa central telefônica, em que criminosos se passam por atendentes de bancos e dizem que uma compra foi realizada no cartão do cliente. Os golpistas, então, pedem informações pessoais e dados do cartão que teria sido usado na compra.

Nos sites de reclamações, há diversos relatos de consumidores que receberam a ligação falsa e de outras que até caíram no golpe. A Justiça, inclusive, tem decidido a favor dos consumidores e obrigado que os bancos arquem com os eventuais prejuízos sofridos pelas vítimas.

“O Nubank nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens para solicitar que você compartilhe sua senha ou qualquer código de segurança. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe”, alerta a instituição financeira.