Nos EUA, Amazon vai exibir impostos das compras (e Trump não gostou da ideia)

Casa Branca classifica decisão como hostil e política

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Publicado em 29/04/2025 às 12:35h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 29/04/2025 às 12:35h Atualizado 2 minutos atrás por Wesley Santana
Amazon é um e-commerce fundados nos EUA (Imagem: Shutterstock)

Nesta semana, a Amazon (AMZO34) anunciou que vai passar a exibir a incidência de impostos federais sobre os preços disponíveis na sua plataforma de vendas. Segundo fontes internas, a empresa deve detalhar o valor do item e a porcentagem do imposto de importação sobre ele.

📄 Essa já é uma estratégia usada por muitos players como uma reação ao tarifaço feito por Trump. Empresas como Shein e Temu, por exemplo, já deixam claro aos compradores que produtos vindos do exterior sofrem um adicional de até 145%.

A decisão, que ainda não é oficial, já balançou com a Casa Branca e fez a secretária de imprensa comentar a possibilidade. Karoline Leavitt classificou o detalhamento como “ato hostil e político” em evento na manhã desta terça-feira (29).

De maneira oficial, a Amazon negou estar planejando listar as taxas em seu site, mas destacou que sua subsidiária estava avaliando para alguns produtos. “A equipe que administra nossa loja de custo ultrabaixo Amazon Haul considerou a ideia de listar as taxas de importação em determinados produtos”, disse um porta-voz da empresa.

Esse pode ser o primeiro embate público entre Donald Trump e Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon. Os dois vem construindo uma amizade nos últimos meses, tendo o empresário doado US$ 1 milhão ao fundo de Trump no pós-campanha.

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Em Nasdaq, os papéis da companhia reagiram de maneira negativa, com as ações da Amazon caindo mais de 2% no pregão. Por volta das 12h, o ticker havia se recuperado em partes, mas ainda era negociado a US$ 186, segundo dados de Nasdaq.

No entanto, a big tech é uma das maiores impactadas com o chacoalhão que Trump tem feito no mercado global. Para se ter ideia, desde o começo do ano, a empresa viu seu valor de mercado reduzir em mais de 15%, ainda segundo a bolsa local.

Bezos vs Musk

🚀 Enquanto isso, Bezos lança seu primeiro grupo de satélites em órbitas para oferecer o serviço de internet via satélite. Apelidado de Projeto Kuiper, o objetivo é fazer frente ao projeto Starlink, da SpaceX, empresa de Elon Musk.

A decolagem de 27 satélites foi feita na última segunda (28), a partir da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os equipamentos foram enviados para uma altura de 630 quilômetros acima da Terra.

O objetivo do Amazon Kuiper é alcançar um sistema de 3,2 mil satélites que sejam capazes de fornecer conexão sem fio para áreas remotas ao redor do mundo. O primeiro teste foi feito em 2023, quando a companhia de Bezos enviou dois satélites para o espaço.

A construção de constelações de satélites no espaço levanta preocupações entre os astrônomos, já que esses materiais dificultam a observação do espaço. Os especialistas também falam sobre o risco de colisões desses equipamentos em órbita.