Tesla (TSLA34) não escapa de queda global e recua 6%
As ações também ainda reagem a queda de 13% nas vendas do 1º trimestre.
O CEO da Tesla (TSLA34), Elon Musk, desembarcou na China e se reuniu com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, neste domingo (28).
🚘 A viagem de Musk não havia sido anunciada e ocorre em um momento estratégico para a Tesla, que perdeu o posto de maior vendedora de carros elétricos do mundo para a chinesa BYD no fim de 2023.
Para tentar impulsionar suas vendas e receitas, a Tesla comunicou na terça-feira (28) o plano de acelerar o lançamento de carros elétricos mais baratos.
Além disso, a companhia americana quer levar a sua tecnologia de direção autônoma total para a China. No dia 20 de abril, Musk disse a um usuário do X que isso "pode ser possível muito em breve".
Leia também: Zuckerberg perde posto de 3º mais rico para Musk
O lançamento do software de condução autônoma está na pauta da viagem de Musk à China, segundo a "Reuters". O bilionário, no entanto, ainda não confirmou o motivo da visita.
🤝 No X, Musk apenas publicou uma foto da reunião com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e disse estar honrado em encontrá-lo. "Nós nos conhecemos há muitos anos, desde os primeiros dias de Xangai", escreveu.
Segundo a CCTV, emissora de televisão estatal chinesa, o bilionário disse que era bom ver os veículos elétricos progredindo na China e destacou o bom desempenho da fábrica da Tesla em Xangai.
Li Qiang avaliou que o crescimento da Tesla na China é "um exemplo bem-sucedido de cooperação econômica e comercial entre China e Estados Unidos".
O primeiro-ministro chinês disse ainda que "cooperação em pé de igualdade" e "benefícios mútuos" interessam ambos os países e afirmou que o mercado chinês estará aberto para empresas estrangeiras, "como sempre".
Musk indicou, então, que a Tesla está disposta a aprofundar a cooperação com a China para alcançar resultados vantajosos para ambos os lados.
A visita de Musk à China também coincide com o Salão do Automóvel de Pequim. Ainda não se sabe se o dono da Tesla vai ao evento.
O primeiro-ministro chinês já compareceu ao salão e ressaltou na ocasião a importância do desenvolvimento de carros elétricos e conectados.
As ações também ainda reagem a queda de 13% nas vendas do 1º trimestre.
Casa Branca disse que o bilionário fica no governo até concluir seu trabalho no DOGE.