Nvidia (NVDC34) lança chip com IA para reforçar liderança no mercado
O lançamento integra dois chips em um único componente, totalizando 208 bilhões de transistores, mais que o dobro do chip anterior.
📊 Elon Musk recentemente fez um pedido à Nvidia (NVDC34) para redirecionar uma remessa de milhares de chips de inteligência artificial (IA) originalmente destinados à Tesla (TSLA34) para outras de suas empresas, incluindo a rede social X e a startup xAI.
Esta notícia, reportada pelo site CNBC a partir de e-mails de funcionários da Nvidia, provocou uma queda de até 1% nas ações da Tesla, que já acumulam uma desvalorização de 29% neste ano.
O ajuste na destinação dos chips pode representar um atraso significativo para a Tesla, especificamente no envio de mais de US$ 500 milhões em unidades de processamento gráfico (GPUs).
Esses componentes são essenciais para os supercomputadores que a empresa automotiva planeja utilizar no desenvolvimento de veículos autônomos e robótica avançada.
Durante a última teleconferência de resultados da Tesla, Musk revelou planos para aumentar a aquisição de chips da Nvidia de 35 mil para 85 mil unidades até o final de 2024, além de anunciar um investimento de US$ 10 bilhões em treinamento combinado de IA para este ano.
Essas movimentações de Musk podem intensificar as preocupações entre os acionistas da Tesla, que já questionam se ele consegue manter seu foco e cumprir com suas responsabilidades como CEO da montadora enquanto gerencia múltiplos empreendimentos exigentes.
🚀 Além da Tesla, Musk lidera a SpaceX e fundou a Neuralink e The Boring Co., além de ser proprietário do X (anteriormente Twitter) e da recém-lançada startup de IA, xAI.
As repercussões dessa decisão de realocação de recursos críticos de IA podem ter implicações significativas para a execução dos projetos futurísticos de Musk e a performance financeira da Tesla no mercado de ações.
O lançamento integra dois chips em um único componente, totalizando 208 bilhões de transistores, mais que o dobro do chip anterior.
A empresa está em 3º lugar no ranking de empresas mais valiosas do mundo.