MSCI retira Natura do índice Brasil, mas já indica alternativa; veja felizarda

Nova composição da carteira entra em vigor no dia 28 de agosto.

Author
Publicado em 08/08/2025 às 13:00h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 08/08/2025 às 13:00h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
Indicador replica movimenta das principais ações da bolsa de valores brasileira (Imagem: Shutterstock)

Nesta quinta-feira (7), a MSCI divulgou um rebalanceamento no seu índice de ações brasileiras. A gestora de investimentos excluiu uma empresa do indicador e já selecionou outra para o lugar.

Quem deixa o MSCI Brazil é a Natura (NTCO3), que tinha um peso de 0,406% no índice. Por outro lado, quem passa a compor a lista é a Porto Seguro (PSSA3) que chega com participação de 0,502%.

Com a novidade, o índice Brasil passa a representar 4,19% do MSCI Emerging Markets, subindo a posição que tinha anteriormente. O MSCI Latin America, por sua vez, continua sem grandes alterações, conforme comunicado divulgado pela marca.

O MSCI Brazil é uma importante ferramenta de investimento estrangeiro, pois indica quais são as ações da bolsa brasileira com maior destaque fora do país. Por isso, quando uma companhia compõe o índice, é esperado uma fila maior de investimento internacional.

Leia mais: Empresa pode estrear no Ibovespa em setembro; veja qual é a aposta da XP

Segundo levantamento feito pelo Valor Econômico, o fluxo de saída de capital de uma empresa que deixa a carteira pode passar da casa dos cem milhões de dólares. Grande parte deste valor está relacionado a negociação de ETFs, como oiShares MSCI Brazil (BEWZ39), que movimentam o valor de mercado de cada companhia da lista.

O MSCI é revisto duas vezes por ano, com oficialização sempre nos meses de fevereiro e agosto. A nova carteira deve entrar em vigor no próximo dia 27 de agosto, conforme destacou a gestora na nota.

“Nos mercados emergentes, a maioria dos movimentos ocorreu na China, com 14 inclusões e 17 exclusões. Os maiores aumentos de peso por país foram da China, que subiu 29 pontos-base em 7 de agosto, e da Indonésia, que subiu 14 pontos-base. Por outro lado, as maiores quedas de peso foram registradas na Malásia, com queda de 3 pontos-base, e na Turquia, com queda de 5 pontos-base”, analisa a XP Investimentos.