Marco histórico: Bitcoin (BTC) alcança 1 bi de transações processadas

Cripto demorou 15 anos, enquanto outros protocolos atingiram marca em menos tempo

Author
Publicado em 06/05/2024 às 15:16h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 06/05/2024 às 15:16h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Foto: Shutterstock

🏆 Neste domingo (5), o Bitcoin (BTC) atingiu a marca histórica de 1 bilhão de transações processadas em todo o mundo.

O registro foi capturado pelo monitor Clark Moody’s, que mostrou que a transação em questão foi minerada no bloco de número 842.214, às 21h34. Com isso, a principal criptomoeda do mercado demorou 15 anos desde o lançamento para atingir essa marca.

Na linha do tempo, a rede processou, em média, cerca de 178 mil transações a cada 24 horas nos seus 5.603 dias. Satoshi Nakamoto, autor do protocolo, minerou o primeiro bloco de Bitcoin em 3 de janeiro de 2009, segundo dados públicos.

⚖️ Leia também: De novo: Coinbase entra na mira da Justiça dos EUA

A marca poderia demorar ainda mais tempo para ser atingida, mas o período foi encurtado em razão das recentes mudanças que permearam o Bitcoin nos últimos meses. Uma delas foi o lançamento dos ETFs de Bitcoin à vista, que passaram a movimentar bilhões de reais mensalmente na rede.

No entanto, mesmo que o Bitcoin seja a principal criptomoeda do mercado, outras concorrentes alcançaram o primeiro bilhão em tempos menores. A rede Ethereum (ETH), por exemplo, tem apenas nove anos de existência e já processou mais de dois bilhões de transações, já que serve de base para vários ativos digitais.

Cotação do Bitcoin (BTC)

📊 Nos últimos dias, o Bitcoin tem ensaiado retornar ao seu patamar de US$ 73 mil, mas tem tido dificuldades. Na semana passado, em vista do cenário econômico nos Estados Unidos, a cripto avançou e terminou a semana com índice de alta.

Nesta segunda-feira (6), o Bitcoin é negociado a US$ 63 mil com pouca diferença do resultado da última sexta. No acumulado dos últimos 5 dias, o avanço é positivo em 9%, segundo os monitores de criptomoedas.