Lula passará por novo procedimento cirúrgico nesta 5ª feira

Segundo equipe médico, intervenção é de baixo risco e busca evitar novos sangramentos na região da cabeça.

Author
Publicado em 11/12/2024 às 20:47h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 11/12/2024 às 20:47h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
O médico de Lula disse que o presidente pode receber alta na próxima semana (Imagem: Shutterstock)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (12). De acordo com a equipe médica do presidente, a intervenção é de baixo risco e busca evitar novos sangramentos na região do cérebro.

🏥 Aos 79 anos, Lula foi internado na noite de segunda-feira (9). Ele queixava-se de dores de cabeça e mal estar, mas exames médicos revelaram um sangramento na região do cérebro, decorrente do acidente doméstico sofrido em outubro, quando caiu no banheiro e bateu a nuca.

O presidente foi, então, transferido de Brasília para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar o coágulo. Desde então, segue em observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O médico de Lula, dr. Roberto Kalil Filho, disse que o presidente está bem e não teve novos sangramentos na cabeça depois da cirurgia. Ele explicou que o objetivo do procedimento agendado para esta quinta-feira (12) é minimizar o risco de novos sangramentos.

Leia também: Copom indica que Selic chegará a 14,25% em março de 2025

O procedimento é chamado de embolização da artéria meníngea média e prevê o bloqueio de pequenas artérias, de forma a evitar novos hematomas. Por isso, é apontado como uma "complementação da cirurgia" de terça-feira (10).

🗣️ De acordo com Kalil Filho, o procedimento é "relativamente simples" e de "baixo risco". Por isso, será feito por meio de um cateter, sem a necessidade de um centro cirúrgico. Ele disse ainda que isso não muda a previsão de que o presidente Lula tenha alta médica na próxima semana.

O médico deve dar mais informações sobre o estado de saúde de Lula na manhã desta quinta-feira (12), após a conclusão do procedimento.