⚠️ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, para preencher a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Se tiver seu nome aprovado pelo Senado Federal, Messias, de 45 anos, poderá integrar a Corte pelos próximos 30 anos.
Quem é Jorge Messias
Messias integra o núcleo jurídico do PT há mais de dez anos. Ele foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff e também assessorou diretamente o então ex-presidente Lula no momento mais crítico da Operação Lava Jato.
Ele também serviu como procurador do Banco Central e como conselheiro fiscal do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Nos últimos anos, esteve lotado no gabinete do senador Jaques Wagner (PT-BA), exercendo a função de assistente júnior.
Graduado em Direito pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Messias é mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB) e exerce o cargo de procurador da Fazenda Nacional desde 2007.