Lucro do Mercado Livre (MELI34) dispara 71% no 1º trimestre de 2024

O resultado foi impulsionado pelo desempenho sólido de suas operações no Brasil e no México, apesar de alguns desafios enfrentados na Argentina.

Author
Publicado em 02/05/2024 às 18:26h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 02/05/2024 às 18:26h Atualizado 3 meses atrás por Matheus Rodrigues

📈 O Mercado Livre (MELI34) anunciou nesta quinta-feira (02), um aumento de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando as expectativas dos analistas.

Este resultado foi impulsionado pelo desempenho sólido de suas operações no Brasil e no México, apesar de alguns desafios enfrentados na Argentina.

A gigante do comércio eletrônico e proprietária da fintech Mercado Pago registrou um lucro líquido de US$ 344 milhões nos primeiros três meses do ano, ultrapassando a estimativa média dos analistas consultados pela LSEG, que era de US$ 314 milhões.

Algumas mudanças no relatório de resultados também foram divulgadas pela empresa, incluindo a reclassificação das linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago, com um impacto positivo de US$ 99 milhões na receita líquida.

No entanto, essas mudanças não tiveram efeito no lucro líquido.

Outra alteração mencionada foi nos termos e condições do Mercado Envios, que teve um impacto negativo de US$ 10 milhões sobre o lucro líquido.

📊 A receita líquida do Mercado Livre atingiu US$ 4,3 bilhões, um aumento de 36% em relação ao ano anterior e acima dos 3,9 bilhões de dólares estimados pelos analistas.

As vendas do marketplace, principal negócio da empresa, aumentaram 36% no Brasil e 42% no México, indicado pelo Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês).

Apesar dos desafios na Argentina, onde a desvalorização da moeda afetou os custos logísticos, o Mercado Livre conseguiu manter uma expansão ano a ano, impulsionada principalmente pelo desempenho positivo no Brasil e no México.

O diretor financeiro da empresa, Martin de los Santos, destacou que embora a Argentina represente uma parte menor do lucro antes de juros e impostos (Ebit), a empresa continua a operar um negócio rentável na região.

O Ebit total do Mercado Livre no trimestre foi de US$ 528 milhões, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, superando as previsões dos analistas.

Para sua unidade de fintech, o Mercado Livre ampliou sua carteira de crédito em mais de US$ 600 milhões em comparação com o trimestre anterior, alcançando US$ 4,4 bilhões.

Embora a taxa de inadimplência de curto prazo tenha aumentado ligeiramente, o aumento da lucratividade permite à empresa ter mais confiança em aumentar sua originação de crédito para consumidores e comerciantes.