Com visita de Lula, JBS (JBSS3) anuncia investimento de R$ 150 mi em fábrica
Os recursos permitirão a abertura de um novo turno de trabalho, dobrando a capacidade de abate da planta.
Nesta quinta-feira (29), a procuradoria-geral de Nova York entrou com ação contra as subsidiárias norte-americanas da JBS (JBSS3) - JBS USA Food Combany e a JBS USA Food Company Holding. Por volta das 12h24, as ações da JBS avançavam 2,85%, cotadas a R$ 23,09.
Segundo comunicado da procuradoria, o processo foi aberto contra a empresa por suspostamente "enganarem o público sobre seu impacto ambiental".
👎 A JBS USA tem dito que irá zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040, embora a empresa já tenha afirmado que irá aumentar a sua produção e, consequentemente, aumentar sua pegada e carbono.
Leia também: Buffett diz que não há boas opções de investimentos fora dos EUA para Berkshire
Nos últimos cinco anos, a empresa aumentou suas emissões de gases de efeito estufa em 51%, de acordo com dados do Institute for Agriculture and Trade Policy.
As emissões de gases de efeito estufa da JBS saltaram de 280 milhões de toneladas em 2016 para cerca de 421,6 milhões de toneladas em 2021, registro maior do que a pegada climática anual da Itália ou da Espanha e próxima à da França, com 443 milhões de toneladas.
Segundo a procuradora de Nova York, Letitia James, o processo é para impedir que as subsidiárias da JBS continuem com "práticas de marketing falsas e enganosas, e (que a companhia) pague a restituição de todos os lucros obtidos ilicitamente e as penalidades”.
Os recursos permitirão a abertura de um novo turno de trabalho, dobrando a capacidade de abate da planta.
A empresa americana reforçou que o investimento não altera a composição ou controle da JBS.