Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Um incêndio atingiu uma planta da Vale (VALE3) no Pará no domingo (16). Segundo a mineradora, o fogo afetou uma das correias transportadoras da unidade de processamento de Salobo 3.
🔥 Em comunicado, a Vale disse que "o incêndio foi contido sem vítimas e sem impacto ambiental material". Ainda assim, o incidente afetou a operação de Salobo 3.
"A Companhia está avaliando os impactos do incidente e as medidas necessárias para o restabelecimento dos processos operacionais afetados em Salobo 3", disse a Vale.
As causas do incidente também estão sendo apuradas.
Em 2021, um incêndio já havia afetado outra correia transportadora da mina do Salobo. A operação ficou paralisada por 18 dias. O impacto estimado na produção foi de aproximadamente 8 kt (mil toneladas), segundo informado à época.
Leia também: Justiça exclui Vale (VALE3) de "lista suja"
⚒️ Localizada na cidade de Marabá, Salobo é a principal planta de cobre da Vale. A unidade é dividida em três etapas, Salobo 1, 2 e 3.
A Vale ressaltou que o incêndio limitou-se a Salobo 3 e, por isso, não afetou as operações das usinas de Salobo 1 e 2.
No primeiro trimestre de 2024, o complexo de Salobo produziu 48,4 kt (mil toneladas) de cobre. O resultado saltou 47,6% na comparação com o mesmo período de 2023 graças ao ramp-up de Salobo 3.
Salobo 3 entro em operação no primeiro trimestre de 2023 e atingiu uma taxa média de processamento de 90% no início de 2024. A unidade recebeu um investimento da ordem de US$ 1,1 bilhão e promete elevar a produção de cobre da Vale em até 40 mil toneladas por ano.
Com o avanço de Salobo 3, o complexo de Salobo já foi responsável por 59% de toda a produção de cobre da Vale nos três primeiros meses deste ano (81,9 kt).
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.