Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
A Receita Federal já recebeu mais de um milhão de declarações do Imposto de Renda 2024. O prazo para ajustar as contas com o Leão começou às 8h desta sexta-feira (15) e segue até as 23h59 dia 31 de maio.
⏰ A marca de um milhão de declarações foi obtida pouco antes das 15h30 desta sexta-feira (15). Isto é, cerca de sete horas depois que a temporada de declarações foi aberta. Às 15h29, o site da Receita Federal contabilizada 1.021.287 declarações.
Segundo dados do Fisco, 58,3% das declarações já enviadas foram do tipo simplificada. Essa opção aplica um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos declarados pelo contribuinte, no limite de R$ 16.754,34. Logo, é opção recomendada para quem tem poucas despesas a deduzir.
Leia também: Você já pode declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2024
Outra opção é fazer a declaração completa e usar as despesas declaradas para descontar o valor dos rendimentos recebidos e, consequentemente, o valor de imposto a pagar. Neste caso, é possível deduzir despesas com saúde, educação e previdência, por exemplo. Veja as deduções previstas em lei
🦁A declaração pré-preenchida também vem sendo bastante utilizada pelos contribuintes. Das 1.021.287 declarações já registradas pelo Fisco, 44,9% partiram dessa ferramenta.
A declaração pré-preenchida reúne os dados recebidos pela Receita Federal com o intuito de agilizar e reduzir os erros na declaração do IR. Em 2023, por exemplo, um terço dos contribuintes demorou menos que uma hora para preencher a declaração.
Neste ano, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações e promete disponibilizar a declaração pré-preenchida para 75% das pessoas físicas que devem ajustar as contas com o Leão. Para acessar o documento, no entanto, é preciso ter uma conta gov.br de nível ouro ou prata.
Caso não tenha acesso ou não queira usar essa opção, o contribuinte ainda pode preencher a declaração a partir dos dados informados no ano passado (importando a declaração de 2023) ou começar uma declaração em branco.
Ainda de acordo com dados do Fisco, 87,8% dos contribuintes que já enviaram a declaração têm direito à restituição. Outros 6,6%, no entanto, precisam pagar imposto e 5,6% não têm nem imposto a restituir, nem a pagar.
Até agora, o programa do Imposto de Renda foi a principal ferramenta utilizada para o envio da declaração. O programa pode ser baixado no computador desde terça-feira (12). Mas também é possível enviar a declaração diretamente pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Marfrig supera ganho do Tesouro Direto