Imposto de Renda 2024: Como saber se caí na malha fina?

Vale lembrar que o login via código de acesso foi desativado.

Author
Publicado em 01/06/2024 às 11:04h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 01/06/2024 às 11:04h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
O contribuinte pode retificar uma declaração já processada (Shutterstock)

💲 A partir de hoje, 1º de junho de 2024, a consulta à situação da declaração do Imposto de Renda 2024 e a verificação de pendências na malha fina já estão disponíveis. Siga estes passos para saber se você precisa se preocupar: 

Login exclusivo com gov.br

  • O primeiro passo é fazer login no e-Cac, site de atendimento virtual da Receita Federal. O login deve ser feito com uma conta Gov.br de nível prata ou ouro;
  • Após o login, acesse a opção "Meu Imposto de Renda" e selecione "IRPF 2024";
  • Em seguida, clique em "Pendências de Malha";
  • Se a mensagem "Sem Pendências de Malha" for exibida, você está tranquilo! Sua declaração foi processada sem problemas. Caso contrário, a Receita Federal informará a pendência e como solucioná-la.

Como sair da malha fina? 

No e-Cac, a Receita Federal especifica onde está o erro na declaração. Após corrigir a pendência, é possível enviar uma declaração retificadora on-line, seja pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo. 

O contribuinte pode retificar uma declaração já processada, desde que a declaração original não esteja em processo de fiscalização. No entanto, que foram selecionados para a malha fina e agendaram atendimento na Receita Federal também não podem retificar.

💸 Já para retificar uma declaração original já transmitida, é necessário preencher uma declaração retificadora, que substitui integralmente a declaração original. Portanto, ela deve incluir todas as informações que precisam ser declaradas no respectivo ano de exercício.

Como retificar a declaração?

Para retificar a declaração de imposto de renda o contribuinte deve seguir os seguintes passos: 

  • Abrir o programa da declaração original;
  • Clicar em "Declaração Retificadora";
  • Informar o número do recibo da declaração a ser retificada;
  • Corrigir a informação desejada;
  • Enviar a declaração retificadora da mesma forma que o formulário original.

Leia também: Maior restituição da história: Receita pagará 1º lote na próxima sexta (31)