Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A Gol (GOLL4) não fala em recuperação judicial, mas admite estar discutindo diversas formas de ampliar a flexibilidade financeira e o financiamento das suas operações com seus stakeholders. A companhia falou sobre o assunto em nota enviada ao Investidor10.
📉 As ações da Gol caíram 6,05% nesta segunda-feira (15), depois que a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, afirmar que a companhia aérea cogita pedir recuperação judicial nos Estados Unidos em, no máximo, um mês. O papel fechou o dia cotado a R$ 7,14, mas chegou a bater R$ 6,61 na mínima do dia.
Segundo levantamento do consultor Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, a Gol perdeu R$ 192,5 milhões em valor de mercado só nesta segunda-feira (15). No acumulado do ano, a perda foi de R$ 765 milhões.
Questionada sobre o assunto, a Gol não confirmou a possibilidade de recuperação judicial. Contudo, disse que "está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações".
✈️ Em nota, a companhia disse que trabalha para "melhorar a lucratividade e fortalecer seu balanço". Veja o que a Gol disse sobre o assunto:
"O foco da GOL está sempre na confiabilidade de suas operações e em proporcionar a melhor experiência de viagem aos seus clientes. Ao mesmo tempo, a Companhia continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar a lucratividade e fortalecer seu balanço. A GOL está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações. Todas as ações visam posicionar a GOL para o sucesso de longo prazo, à medida que a Companhia continua a cumprir sua missão de democratizar o transporte aéreo no Brasil."
Desde dezembro de 2023, a Gol trabalha em parceria com a consultoria financeira Seabury Capital na "ampla revisão de sua estrutura de capital".
Em comunicado ao mercado publicado após a contratação da Seabury, a Gol disse que a revisão inclui a "gestão de passivos, transações financeiras e outras medidas para melhorar a liquidez da companhia aérea, ao mesmo tempo em que ajusta a frota de curto e médio prazo da Gol assim como outras obrigações financeiras".
Leia também: B3 ressarciu R$ 609 mil em perdas de investidores em 2023; veja como pedir
💰 Segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo, agências de classificação de risco estimam que a Gol tem uma dívida de R$ 20 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões vencem no curto prazo, isto é, em até 12 meses. A companhia, no entanto, não teria caixa para honrar com esses compromissos.
No balanço do terceiro trimestre de 2023, a Gol registrou um fluxo de caixa líquido de R$ 676 milhões no período.
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.