Furacão Milton cancela mais de 2 mil voos nos EUA; Flórida está em emergência

Evento climático teve início no Golfo do México

Author
Publicado em 08/10/2024 às 21:46h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/10/2024 às 21:46h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Imagens de satélite (Imagem: Shutterstock)

🌪 Um furacão registrado na costa leste dos Estados Unidos cancelou mais de 2 mil voos programadas para esta semana. Os ventos chegaram a 280 km/h, no que pode ser o pior fenômeno natural dos últimos cem anos.

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o presidente Joe Biden destacou que essa “é uma questão de vida ou morte”. Embora tenha perdido força entre a segunda e a terça, o furacão ainda é considerado extremamente perigoso, estando na categoria 4 da escala Saffir-Simpson.

A força do furacão fez o estado da Florida preparar a maior evacuação dos últimos oito anos, fechando portos e aeroportos da região. O evento se formou no Golfo do México, sem tocar no solo, e deve atingir a área de Tampa, hoje com mais de 3 milhões de pessoas.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o Milton chegara ao solo dos EUA nesta quarta-feira (9), mas pode se enfraquecer para uma tempestade menos impactante.

Leia mais: Mais de 220 brasileiros deixam o Líbano em voo da FAB

Situação de emergência

Com os pedidos de evacuação, os estadunidenses correram para os supermercados e postos de gasolina, onde foram registradas filas imensas. Além disso, as principais vias de Tampas, no Golfo da Florida, estão congestionadas com famílias tentando ir para cidades mais protegidas.

Toda essa situação fez com que Biden decretasse emergência. Ao todo, 51 cidades da Florida estão nesta situação, mostram dados oficiais.

A última vez que Tampa foi atingida por um furacão destas proporções foi em 1921, quando os ventos chegaram a 207 km/h. Na época, oito pessoas morreram e os danos passaram de US$ 5 milhões.

Disney fechada

❌ Um dos principais parques de diversões do mundo deve amanhecer fechado nesta quarta (9). A Walt Disney World informou que tanto o Disney quanto o Universal terão suas operações interrompidas pelo menos até a quinta (10).

"Consideraremos abrir o Disney Springs na quinta-feira no final da tarde, com ofertas limitadas", diz comunicado da empresa. Continuamos monitorando de perto o caminho do furacão Milton. Com base na projeção mais recente, estamos fazendo ajustes operacionais adicionais para a segurança de nossos hóspedes e membros do elenco a partir de quarta-feira (9), conclui